MENU

Saúde

Mulheres geneticamente trombofílicas NÃO podem tomar pílula

Mulheres geneticamente trombofílicas NÃO podem tomar pílula

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Milhões de mulheres NÃO podem usar pílula anticoncepcional ou fazer reposição hormonal. O risco de trombose venosa aumenta em 149 vezes. Novo teste de DNA detecta a Trombofília com precisão absoluta.

Um percentual considerável da população de mulheres, especialmente aquelas com descendência européia, são portadoras de genes que levam à formação de trombos (coágulos) nas veias - uma condição chamada Trombofilia. Estudos estatísticos demonstram que 10% da população tem alguma mutação genética que predispõe ao desenvolvimento de Trombose Venosa.

Mulheres trombofílicas NÃO devem fazer uso dos hormônios (especialmente o estrógeno) contidos nas pílulas anticoncepcionais e nos remédios para reposição hormonal. Está cientificamente provado que o risco de trombose venosa aumenta em até 149 vezes - se a mulher fizer uso de hormônios femininos. As conseqüências para a saúde são sempre muito sérias.

"As campanhas de distribuição facilitada de anticoncepcionais não estão levando em consideração o risco de acidentes relacionados à trombose. O diagnóstico que liberaria a mulher para o uso de hormônios é fundamental", alerta o Dr. Ricardo de Oliveira, diretor do laboratório de imunologia e genética RDO Diagnósticos  Médicos, de São Paulo.

Um teste de DNA, desenvolvido no laboratório, mostra com precisão as mutações genéticas que predispõem à Trombofilia. Esse teste é pioneiro no Brasil, e só é feito no Laboratório RDO. A mulher faz esse teste uma única vez.

O alerta é sério: "Antes de indicar o contraceptivo ou o medicamento para reposição hormonal de última geração, é preciso que ter a segurança de um diagnóstico preciso para que o médico possa fazer a prescrição hormonal sem riscos para a paciente", diz o Dr. Ciro Martinhago, médico geneticista responsável pelo Departamento de Genética do Laboratório RDO Diagnósticos Médicos.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições