Mulheres que não conseguem engravidar

Mulheres que não conseguem engravidar

Atualizado: Quarta-feira, 16 Abril de 2008 as 12

Uma boa notícia para as mulheres que sofrem com a infertilidade. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo identificou proteínas capazes de facilitar a gravidez. Hoje em dia no Brasil, cerca de 100 mil mulheres se submetem a tratamentos para ter filhos. O processo envolve várias tentativas e muitas frustrações.

Resultados obtidos a partir de uma pesquisa com 52 pacientes de 24 a 42 anos podem tornar a reprodução assistida mais eficiente. O estudo foi feito através de minuciosas análises no tecido que reveste o útero (endométrio).

Em todas as mulheres que levaram a gravidez adiante, o médico identificou a presença de três proteínas. E todas as que não tiveram sucesso apresentaram uma quarta proteína estudada, considerada um fator inibidor da gestação. Os especialistas acreditam que, monitorando essas proteínas, será possível determinar o melhor momento para a fertilização.

A descoberta deverá revolucionar o processo de reprodução assistida, por possibilitar novas estratégias diagnósticas e clínicas. Atualmente, os casais levam até cinco anos sem obter respostas ao tratamento. Isso deverá poupar as pacientes de desgastes físico, emocional e financeiro. O SUS ainda não cobre o tratamento. Na rede pública, esse atendimento é prestado em alguns hospitais estaduais e universitários.

Postado por: Claudia Moraes

veja também