Não deixe seu filho sair sem tomar o café da manhã

Não deixe seu filho sair sem tomar o café da manhã

Atualizado: Segunda-feira, 27 Julho de 2009 as 12

Os pais devem ficar atentos à alimentação de seus filhos, principalmente na parte da manhã, quando a refeição deve ser equilibrada e completa. Se a criança está na fase pré-escolar ou escolar e estuda na parte da manhã, os cuidados devem ser redobrados. Segundo estudos do Grupo de Pesquisa de Nutrição da Universidade Complutense de Madri (Espanha), a qualidade do café da manhã afeta o nível de atenção do aluno.

A primeira refeição do dia deve incluir produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo, além de carboidratos, como pão, bolo e cereais. É interessante que se tenha frutas, assim como uma pequena porção de gordura, como margarina ou azeite.

"Um copo de leite com achocolatado, ou café com um pão com manteiga está bom, mas o que não pode é comer uma torradinha e sair correndo para não chegar atrasado. É sempre válido acordar dez minutinhos mais cedo para tomar o café da manhã bem feito", orienta Drº Fábio Ancona Lopez, membro do departamento de nutrição da Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo.

O médico explica que o café da manhã é muito importante porque a criança, ou até mesmo o adulto, fica oito, 10, 12 horas sem se alimentar; após oito horas, as reservas mais fáceis de energia do organismo são queimadas. "Existe a necessidade urgente do organismo de repor essas energias com a ingestão de calorias de fácil absorção", esclarece.

Segundo a pedagoga e professora espanhola de educação infantil, Marta Rufo, as crianças que não têm um desjejum adequado apresentam maior cansaço na escola, sono e dificuldades para se manter atento. "Além disso, alguns deles se levantam às sete da manhã e só vão comer algo ao meio-dia, passando muitas horas com um desgaste importante de energia", lamenta.

Drº Fábio ratifica a informação da pedagoga. "Na parte da manhã, há uma diminuição da reserva de açúcar, e isso deve ser reposto com o café da manhã adequado. A hipoglicemia provoca uma dificuldade na percepção das coisas, podendo causar agitação, mal-estar e tontura. É muito comum em solenidades crianças passarem mal e desmaiarem por conta desse problema", assegura.

Em curto prazo, não ingerir alimentos necessários para um bom café da manhã não causa enfermidades. Entretanto, se o descuido persistir, a criança (ou o adulto) pode apresentar quadros de desnutrição ou falta de algum elemento. "Quando a carência é crônica, pode causar anemia, deficiência de cálcio e de outros minerais e vitaminas. Por isso, é importante também que, durante todo o dia, a dieta seja balanceada. Além das fontes de caloria, ou seja, carboidrato, a criança deve consumir frutas e vegetais - fontes de vitaminas e minerais. Um detalhe que deve ser levado em conta é que a ingestão de leite deve ser feita pela manhã e nos intervalos das refeições, jamais perto ou depois do almoço ou do jantar, porque o leite dificulta a absorção de ferro", finaliza.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também