Nirenberg, decifrador do código genético, morre aos 82 nos EUA

Nirenberg, decifrador do código genético, morre aos 82 nos EUA

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

No title A biologia molecular tem como ícones James Watson e Francis Crick, dupla que se tornou tão popular quanto seu modelo da estrutura do DNA em dupla hélice, descoberta em 1953.

Essa ciência não existiria, porém, sem a decifração do código genético --e aqui o iniciador de tudo foi um obscuro bioquímico dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA, Marshall Warren Nirenberg.

A reportagem na íntegra sobre o assunto (exclusiva para assinantes do UOL e do jornal), é de Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo .

Em 1961, era forte a competição para quebrar o código. Watson, Crick e várias cabeças privilegiadas competiam para descobrir qual a correlação entre sequências. Era um dos tópicos quentes do Congresso Internacional de Bioquímica de Moscou, em 1961.

Enquanto as estrelas debatiam o quebra-cabeças no plenário principal, Nirenberg apresentava a primeira peça para apenas 35 pessoas num seminário paralelo. A pedido de Crick, reapresentou o estudo depois. Causou furor.

Nirenberg foi casado por 40 anos com a química brasileira Perola Zaltzman, morta em 2001. O cientista morreu no último dia 15, em Nova York, aos 82 anos, de câncer.

veja também