MENU

Saúde

Nova modalidade combina exercícios de suspensão com atividades funcionais

Nova modalidade combina exercícios de suspensão com atividades funcionais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Uma nova modalidade de treino promete deixar o corpo forte e turbinado, além de espantar qualquer tipo de monotonia da academia. Com exercícios de suspensão, a técnica conhecida como Bio Suspension Training (BST) utiliza o peso corporal e a resistência muscular como base para a realização de diversos movimentos funcionais.

O diferencial da aula, exclusiva da academia Bio Ritmo, em São Paulo, é que ela é realizada em uma estrutura em que o aluno, por meio de alças, fica ligado à tiras flexíveis que são presas a uma barra no teto, possibilitando a realização de diversos movimentos com a pessoa pendurada. "O sistema usado é o da ancoragem que compreende movimentos básicos e suas variações, como agachamentos, agachamentos com remadas, peitorais, dorsais, abdominais, flexões e extensões de braço e o crucifixo invertido (para os ombros)", explica o professor Marcelo Jaime.

Em vez de focar no trabalho de um determinado músculo, como os treinos de musculação, a nova modalidade promove movimentos globais. "Ou seja, há um esforço intenso e simultâneo de grandes conjuntos musculares, que são acionados para controlar o nível de resistência em relação ao peso corporal e à amplitude do movimento", explica Marcelo.

Os benefícios para o corpo são os mais variados. Além de queimar calorias, ele trabalha a força, a agilidade, a flexibilidade e o equilíbrio. "O objetivo é desenvolver o chamado 'corpo inteligente', que é mais forte, ágil e flexível" , explica o presidente da Bio Ritmo, Edgard Corona.

A nova modalidade pode ser praticada por alunos de todos os níveis e é indicada para aqueles que querem deixar o corpo durinho e a postura alinhada. "A aula de BST é própria para os alunos que querem desenvolver força, o enrijecimento muscular e o fortalecimento do Core (cinturão de força, responsável pela manutenção da boa postura)".

Quem deseja perder peso, também pode apostar na BST, mas é preciso que a aula seja complementada com outros exercícios. "O treino tem um bom gasto calórico, com uma queima média de 250 a 400 calorias em 30 minutos de aula, por ser bastante intenso e dinâmico. Mas se a ideia é eliminar os quilos em excesso, ele precisa ser complementado com um trabalho aeróbio", diz Marcelo.

E não pense que é preciso passar todos os dias da semana na academia para conquistar os resultados prometidos. O especialista afirma que apenas duas aulas por semana são suficientes para o retorno aparecer. "O treino é uma ótima opção para quem tem pouco tempo disponível e busca um programa que possa oferecer múltiplos benefícios, que vão desde a melhora postural, por exemplo, a mais saúde e qualidade de vida", explica.

Exercícios funcionais

Para deixar a aula ainda mais completa, os exercícios funcionais são realizados com pesos. "Esse exercícios compõem a parte muscular do treinamento e são realizados com a Kettlebell (bola de ferro com alças) para promover ganhos em tônus, flexibilidade e fortalecimentos dos músculos estabilizadores do organismo, como ombro e quadril", diz o especialista.

Os exercícios são contra-indicados para pessoas que apresentam problemas na coluna ou nas articulações e aquelas que sofrem algum processo inflamatório. O que a aula oferece:

Melhora na agilidade e equilíbrio Fortalecimento e enrijecimento muscular Melhora da percepção Corporal Melhora da função das articulações Melhora da flexibilidade Fortalecimento do Core Aumento da eficiência cardiorespiratória Corpo mais preparado para as atividades diárias

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições