O consumo de refrigerantes é a principal fonte para o surgimento de cáries

Cuidado: Refrigerante causa cárie dental. Saiba mais

Atualizado: Segunda-feira, 14 Janeiro de 2013 as 1:43

 

Seja crianças, adolescentes ou adultos, eles não vivem sem a o refresco adocicado e gaseificado, o refrigerante. Consumido em muitos países, a bebida é fonte principal causador da cárie dental. Os ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em alguns casos mais graves, a escovação inadequada e a falta de proteção que os esmaltes proporcionam aos dentes, rangimento dos dentes, entre outros fatores, levam a perda dental.
 

 
Em países como nos Estados Unidos, o consumo de refrigerantes por crianças e adolescentes, cresceu drasticamente. Tanto que a Academia Americana de Pediatria, começou a alertar sobre os perigos do refrigerante.
 
 
Prevenção
 
- Substitua o refrigerante por bebidas saudáveis, como suco de fruta 100% natural, água e leite. Para estimular seus filhos, procure ingerir essas bebidas perto deles.
 
- Logo após consumir a bebida, enxágue a boca com água, fazendo bochecho para remover vestígios da bebida. Evitando que os ácidos fiquem expostos sobre o esmalte.
 
- Use creme dental e solução para bocheco com flúor. Além de reduzir as cáries, fortalece o esmalte dental. Portanto, escove com um creme denal que contenha flúor. 
 
- Faça aplicação de flúor com seu dentista, aplicado flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.
 
 
 
Com informações de: IG

veja também