MENU

Saúde

O mau humor pode estar relacionado à alimentação

O mau humor pode estar relacionado à alimentação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A relação entre a alimentação e o humor é cada vez mais alvo de estudos. De fato, mesmo que ironicamente, a população sempre associou o mau humor à fome. Quem não nunca ouviu a frase "Cara feia para mim é fome"? Agora, o assunto parece ganhar ares de coisa séria.

A especialista inglesa Amanda Geary, elaborou o "Food and Mood Project" (Projeto Comida e Humor) para mostrar as alterações na saúde mental de acordo com a alimentação. Os indivíduos estudados, ao aumentarem o consumo de frutas, peixes e líquidos em detrimento do açúcar, cafeína, álcool e chocolate, demonstraram uma melhora na instabilidade emocional, na depressão e em ataques de pânico e ansiedade.

De acordo com a professora-adjunta da faculdade de ciências médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Evelyn Einensein, os alimentos são processados quimicamente no organismo, liberando hormônios neurotransmissores, que modificam a composição corporal e, conseqüentemente, o comportamento e o lado emocional.

"Os alimentos que mais contribuem para o bom humor são os que têm vitamina E, C, complexo B, proteínas, ácidos graxos - ômega 3 e ômega 6. "Uma série de alimentos contribuem positivamente, todos eles naturais. O que vem acontecendo é que, com a modernidade, as pessoas passam a consumir produtos industrializados, enlatados, ou seja, com muito conservante. O que tentamos fazer é que a população volte ao hábito de consumir alimentos naturais", ressalta.

Um outro tipo de alimento valorizado pela médica é o carboidrato, considerado caloria básica. "Por que o chocolate melhora o humor? Porque o chocolate não só é um carboidrato, é doce, tem cacau, tem xantina, agora por outro lado tem carboidrato supérfluo. Os carboidratos do arroz, feijão, macarrão são importantes. Já os dos biscoitinhos, dos doces, das balas... são desnecessários – até matam a fome, mas não dão nutrientes ao organismo", explica.

A Drª Evelyn diz que, de uma forma geral, uma pessoa saciada tende a ter um humor melhor: "Quem se alimenta mal tende a ficar mau-humorada, porque libera o cortisol, hormônio que mexe com o humor."

Líquidos e a banana também são muito importantes. "As pessoas se esquecem de beber água, por exemplo, e costumam desprezar a banana, que tem, além do potássio, vitamina C, resíduos e pepitina", lamenta.

Quando o assunto é dieta, a médica é enérgica. "Hoje em dia, todo mundo quer fazer dieta, mas antes ela tem que pensar o porquê da dieta. É uma coisa auto-imposta, uma restrição médica. De qualquer forma, para qualquer dieta é preciso prescrição médica ou de uma nutricionista. Não se deve fazer dieta indicada pela ´revista da esquina`. A pessoa pode ficar anêmica por falta de ferro ou com arritmia cardíaca por falta de potássio. Dieta é uma coisa séria", finaliza.

As fontes de nutrientes

Vitamina C: As principais fontes são as frutas - como laranja, kiwi, goiaba, morango, acerola, limão, caju e abacaxi - e as hortaliças - como alface, agrião e repolho;

Proteína: principalmente em carne, leite, soja, amendoim e seus derivados;

Ácidos graxos ômega-3: peixes gordos (água fria), sementes e óleo de canola, sementes e óleo de linho, abacate;

Ácido graxos ômega-6: óleos vegetais de milho, soja, girassol;

Vitaminas B: incluem banana, lentilha, batata, pimenta, óleo de oliva, peru, fígado, atum, levedo e melaço B; Carboidrato: Batata, pão, arroz, feijão e massas;

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições