MENU

Saúde

O que fazer se você esteve em contato com alguém com gripe suína?

O que fazer se você esteve em contato com alguém com gripe suína?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Os portadores do vírus H1N1, causador da gripe suína, podem contagiar outras pessoas do dia anterior ao do início dos sintomas até aproximadamente os sete dias seguintes; ou até terem terminado de tomar o medicamento (antiviral), se tiver sido prescrito.

O contágio pode acontecer por meio das gotas de saliva que o doente expelir ao tossir ou espirrar.

Se você teve contato próximo (como no caso de casais e outros familiares, colegas de trabalho e amigos) ou compartilhou utensílios como garfos, colheres e copos com uma pessoa doente, siga os seguintes conselhos.

Passos

1. Consulte imediatamente um profissional especializado para saber se você deve tomar um antiviral como medida profilática. Esta medicação reduz o risco de que o vírus deixe você doente.

2. Já está definido que devem tomar antivirais:

a.crianças com menos de 5 anos e adultos com mais de 65;

b.grávidas;

c.pessoas com doenças crônicas: pulmonares (asma, doença pulmonar construtiva crônica - DPOC), cardiovasculares (não quem tem apenas pressão alta), renais, hepáticas, do sangue, neurológicas ou metabólicas (diabetes);

d.pessoas com o sistema imunológico deprimido por medicamentos ou doenças, como os portadores do vírus HIV;

e.menores de 19 anos que recebam tratamento permanente com aspirina;

f.quem mora em lugares fechados, como casas para idosos.

3. O medicamento deve ser tomado na dose prescrita e durante o período indicado (dez dias). Os antivirais utilizados para combater a gripe suína são o oseltamivir e o zanamivir.

4. Quem não está nos grupos que devem tomar antivirais como tratamento preventivo deve manter a rotina habitual, mas evitando ter contato muito próximo com outras pessoas.

5. Consulte imediatamente um médico se você apresentar os seguintes sintomas: febre alta (acima de 38ºC) acompanhada de dores musculares, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e, o que é mais raro, coriza, diarreia ou vômitos.

Importante

Para evitar o contágio:

Lave as mãos frequentemente com água e sabão (use água quente e esfregue durante 15 a 20 segundos) ou álcool em gel (sem água, esfregue até as mãos ficarem secas). Evite ir a eventos sociais com grande número de pessoas. Evite permanecer em lugares fechados e com muita gente. Ventile os ambientes onde você estiver. Não visite pessoas doentes. Se for necessário, use máscaras de proteção respiratória. Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições