MENU

Saúde

Obama pede análise sobre implicações de genoma sintético

Obama pede análise sobre implicações de genoma sintético

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A criação da primeira bactéria a partir de um código genético artificial já está gerando polêmica nos EUA. Após o anúncio da descoberta, realizada nos EUA e divulgada nesta quinta-feira (20), o presidente Barack Obama pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para que analisem as implicações da nova tecnologia.

A Comitê de Energia e Comércio da Câmara de Representantes já agendou uma audiência para a próxima semana para discutir os efeitos positivos e negativos da experiência, que promete ser o primeiro passo para a criação de "vida artificial": seres vivos com DNA desenvolvido por humanos.

O cientista Craig Venter, que dirigiu a pesquisa, disse que um dia será possível produzir bactérias que gerem combustível, algas que "suguem" o dióxido de carbono da atmosfera, ou organismos que contribuam na produção de vacinas.

Ele afirmou ter consultado muitos especialistas em ética antes de começar. Além disso, disse que a Casa Branca foi informada sobre o estudo por causa das implicações de segurança, já que a técnica poderia ser usada para sintetizar armas biológicas.

Obama pediu à Comissão Presidencial para o Estudo de Questões Bioéticas que analise o assunto. "Em seu estudo, a comissão deve considerar o potencial médico, ambiental, de segurança e outros benefícios desse campo de pesquisa, assim como riscos potenciais para a saúde, segurança e outros", escreveu o presidente.

"Além disso, a comissão deve criar recomendações sobre qualquer ação que o governo federal deverá tomar para assegurar que a América colhe os benefícios do desenvolvimento desse campo da ciência enquanto identifica as apropriadas fronteiras éticas e minimiza os riscos identificados", acrescentou.

Preocupação

Ambientalistas também ficaram preocupados. "Nós temos que assegurar que fortes regulamentações possam proteger o meio ambiente e a saúde humana dessa nova tecnologia potencialmente perigosa", disse Eric Hoffman, da organização Amigos da Terra.

Apesar de os pesquisadores não terem dito que criaram uma forma de vida completamente sintética, a experiência suscitou respostas dramáticas.

"A descoberta de Venter parece estinguir o argumento de que a vida requer uma força ou poder especial para existir. Na minha visão, isso faz do experimento uma das mais importantes conquistas da ciência da história da humanidade", disse o especialista em bioética Arthur Caplan, da Universidade da Pensilvânia, em um comentário publicado na revista 'Nature'.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições