MENU

Saúde

OMS declara pandemia de gripe suína

OMS declara pandemia de gripe suína

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A Organização Mundial da Saúde elevou de 5 para 6 o nível de alerta da influenza A (H1N1) - gripe suína. Com o aumento para o nível máximo da escala de alerta, a organização declara oficialmente o estado de pandemia.

O critério para definição é a constatação de surtos significativos com transmissão sustentada, de humano para humano, em mais de uma das seis regiões monitoradas pela OMS.

A mudança foi feita após a verificação de transmissão sustentada na Austrália, que pertence à região do Pacífico Sul. Antes, essa situação ocorria apenas nos Estados Unidos, no México, Canadá e Chile, todos da região das Américas.

Quando os países registram casos em que a infecção ocorre dentro do território nacional e não tem relação com pessoas vindas do exterior, a transmissão é chamada de sustentada.

No Brasil e na maioria dos países onde há registros da doença só há transmissão autóctone limitada, ou seja, os casos são importados ou têm relação direta com pessoas vindas do exterior.

Até quarta-feira, 10 de junho, havia 27.737 casos registrados no mundo, em 74 países, com 141 mortes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições