MENU

Saúde

Para combater a cárie, alimentos ricos em fibras é a solução

Alimentos fibrosos como maçã,brócolis e amêndoas, ajudam a remover as impurezas que se fixam nos dentes formando a placa bacteriana

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: segunda-feira, 6 de abril de 2015 17:03
Alimentos fibrosos
Alimentos fibrosos

Consumir alimentos ricos em fibras, faz com que o corpo fique mais forte por absorver as vitaminas, evitando que a placa bacteriana e a cárie possa a vir a causar problemas na gengiva e o esmalte dos dentes.

“Esses alimentos fibrosos, por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras),ajudam a remover as impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processode trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida o que, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes”, diz Luís Marcelo Sêneda, cirurgião-dentista da Clínica SM Oral Care.

Vale lembrar que os alimentos fibrosos não são a única forma de limpeza bucal. “Esses alimentos promovem certo grau de higienização da boca, mas não podem substituir a utilização da escova dentária após cada refeição seguida do uso do fio dental”, diz Luís.

Entre os alimentos fibrosos mais conhecidos e consumidos estão algumas frutas (maçã, pêra e goiaba),algumas verduras e legumes (brócolis, pepino, cenoura ecouve), cereais integrais (arroz integral), grãos (feijão e grão de bico), nozes e amêndoas com casca.

Em contra partida, existem alimentos que fazem uma função contrária a dos fibrosos e devem ser evitados por quem deseja ter dentes sempre saudáveis. “De maneira geral, devemos evitar açúcares, gorduras e carboidratos, pois eles aderem com maior facilidade à superfície dentária incentivando o processo de formação da cárie”, diz o especialista.

Os alimentos fibrosos não são os únicos alimentos que considerados grandes aliados dos dentes, o limão e a laranja também fazem muito bem para o sorriso. Um de seus benefícios é serem ricos em vitamina C. “A carência dessa vitamina no organismo pode causar uma doença chamada escorbuto que pode promover intenso sangramento gengival e até perda dos dentes”, diz Luís.

O limão é adstringente, bactericida e fungicida. Há ainda quem diga que ele também funciona como antibiótico e clareador dental.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, iogurtes, queijos e castanha-do-pará) também é uma ótima pedida para auxiliar na saúde bucal, já que eles podem tornar os dentes mais fortes e resistentes. Até a saliva produzida na mastigação do chiclete ajuda na limpeza dos dentes, contanto que o produto seja sem açúcar.

 

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições