Garotas entre 9 e 11 anos que já tomaram a primeira dose contra o HPV (papiloma vírus humano) devem retornar aos postos de saúde para receber a segunda dose. O imunizante protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
A vacina contra HPV está disponível nas 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país durante o ano inteiro. As vacinas tanto da primeira como a segunda dose estão disponíveis nos postos de saúde do País para durante todo o ano para meninas entre 9 e 13 anos. O esquema padrão é de três doses. A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira depois de 60 meses. Além delas, podem receber gratuitamente todas as mulheres que tenham HIV entre 9 e 26 anos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até agosto, apenas 50,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas nessa faixa-etária foram vacinadas. Em 2014, quando a vacina foi disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde), 100% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando cinco milhões de meninas de 11 a 13 anos. Porém, só 3 milhões destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições