MENU

Saúde

Pele seca no inverno: problema se agrava nessa época do ano

Pele seca no inverno: problema se agrava nessa época do ano

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A pele seca é causada principalmente pela eliminação dos óleos naturais da pele, resultante de banhos e do uso excessivo de sabão. Os climas secos pioram o problema, tais como o clima de inverno ("prurido de inverno") e é menos comum nos adolescentes porque suas glândulas sebáceas são mais ativas. O meio ambiente é extremamente importante. Exposições repetidas a solventes, sabões e desinfetantes retiram os óleos da pele, destruindo assim a barreira cutânea e aumentando em até 75 vezes a perda de água. A baixa umidade relativa e a exposição a ventos frios e secos levam à desidratação da camada córnea e, literalmente, "puxam" água da pele.

A pele seca, áspera e com bolinhas na parte posterior dos braços é chamada queratose pilaris. Os pontos secos e pálidos na face são chamados ptiríase alba. Ambas são complicações por esfregar a pele seca com sabão. É comum que haja coceira nas áreas secas e este é o principal sintoma da pele seca.

A pele rachada ocorre com mais freqüência nas solas dos pés, especialmente nos calcanhares e nos dedões do pé (chamada dermatose plantar juvenil). As rachaduras profundas são dolorosas e sangram periodicamente. A principal causa é o uso de sapatos e meias úmidas ou por nadar muito.

As rachaduras também podem se formar nas mãos das pessoas que lavam pratos freqüentemente ou que chupam o polegar. As pessoas que têm o hábito de passar a língua nos lábios podem ter os lábios rachados, cuja causa também pode ser a exposição excessiva ao sol ou ao vento.

O ressecamento e a coceira são particularmente intensos nas extremidades inferiores. Os sintomas se iniciam no princípio do inverno quando os sistemas de aquecimento são acionados, a umidade relativa diminui no interior dos cômodos e aumenta a exposição aos ventos frios e secos. Ao coçar e atritar a pele o paciente aumenta a irritação, provocando maiores prurido e inflamação. Não tratados, os sintomas desaparecem espontaneamente com o início da primavera.

Cuidados em Casa

1. Sabão e banhos

Se a pessoa tem a pele seca e não é adolescente, deve evitar os sabonetes comuns, os detergentes, os banhos de espuma, banhos muito quentes ou demorados. Estes eliminam os óleos naturais da pele. Evite tomar banhos de banheira.

Para os adolescentes compre um sabonete especial para pele seca, geralmente um sabonete de glicerina. É necessário enxugar bem. Em nenhuma hipótese use buchas para esfregar a pele. Este cuidado também é primordial em bebês.

2. Loção lubrificante para pele seca

Compre um frasco grande de creme lubrificante (especial para mãos). Aplique o creme para mãos a todas as áreas secas ou com coceira várias vezes ao dia, especialmente após o banho. Provavelmente deverá continuar fazendo isto durante todo o inverno. O ideal são loções ou cremes hidratantes que contêm uréia. Muitos pacientes idosos parecem tolerar melhor a vaselina do que outras preparações cosmeticamente sofisticadas.Se a coceira persistir é melhor consultar um dermatologista.

3. Umidificador

Se os invernos são secos, mantenha em funcionamento contínuo um umidificador de ambiente. Caso não tenha este artefato, ajuda colocar uma bacia de água ou uma tolha molhada em alguns pontos da casa. No clima frio, a criança deve usar luvas quando estiver fora de casa para proteger-se contra a rápida evaporação da umidade das mãos.

4. Óleos para banho

Não há muito sentido em pôr óleos na água utilizada para tomar banho, já que quase todos óleos vão pelo ralo e também fazem com que a banheira fique escorregadia e torne-se perigosa. Se preferir óleo, (em vez da loção hidratante), aplique-o imediatamente após o banho. O óleo para bebê (óleo mineral) é barato e evita a evaporação da umidade da pele.

5. Pomadas para pele rachada

Mesmo as rachaduras profundas que tenham sido problema durante muitos anos podem ser curadas em aproximadamente 2 semanas, se as mesmas forem recobertas diariamente com uma pomada (tipo vaselina). Se a rachadura parece estar infectada, use pomada de antibiótico. Aplique a pomada quatro vezes ao dia. Se cobrir a pomada com um curativo (tipo Band Aid), meias ou luvas, o processo de cura pode ser mais rápido. Para os lábios rachados você pode aplicar manteiga de cacau, vaselina ou batons hidratantes.

Procure ajuda médica se:

Não houver melhora em 2 semanas. As rachaduras apresentarem uma secreção amarela (pus). Tiver outras perguntas ou preocupações. Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições