Perda de memória ou falta de atenção? Saiba qual é o seu problema

Perda de memória ou falta de atenção? Saiba qual é o seu problema

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 8:56

Qual a diferença entre perder a memória e esquecer de algo porque não prestou atenção suficiente? Como saber o que está acontecendo com cada indivíduo?

Esquecer algo por não prestar atenção suficiente é extremamente comum e não significa necessariamente doença cerebral. Condições comuns na atualidade como ansiedade, sintomas depressivos, estresse, sono insatisfatório (insônia noturna/sonolência diurna) podem causar dificuldade de concentração e um desempenho aquém do esperado em memória. Geralmente é a própria pessoa que se queixa e o esquecimento, em geral, não interfere significativamente na vida sócio-ocupacional da pessoa.

Ao contrário, doenças cerebrais da memória cursam com uma grande dificuldade de reter informações novas, independente do grau de atenção. Assim, a pessoa começa esquecendo recados importantes, contas a pagar, gás aceso, etc., o que acaba interferindo no cotidiano. É comum esquecer também datas, como saber o dia do mês, o mês e o ano. A pessoa, em geral, não se dá conta da intensidade do problema e a queixa vem mais comumente de pessoas próximas.

A idade é um fator determinante para se preocupar se os lapsos de memória têm ou não significado patológico. O idoso, normalmente, tem um desempenho de memória ligeiramente inferior ao do adulto jovem e o ideal é que se compare seu desempenho com o de pessoas saudáveis da mesma idade/nível cultural. Assim, sugere-se que pessoas acima de 60 anos com queixas sejam avaliadas por neurologistas para avaliação do possível problema e, se necessário, realizar testes mais complexos de memória, atenção, orientação, linguagem, etc.

Técnicas de memorização de repetição e associação realmente funcionam?

A reabilitação neuropsicológica é um campo que está em crescimento e ganhando relativa consistência como terapia aceitável para tratamento de problemas cognitivos, como dificuldade de memória. Assim, é possível que técnicas de repetição/associação tragam benefícios para esses pacientes.

Pessoalmente, eu recomendo que a pessoa mantenha uma vida ativa, participando dos problemas/situações do dia a dia do mundo real, em situações concretas. Se necessário, nos casos de doença de Alzheimer, por exemplo, sob supervisão de um responsável ou terapeuta ocupacional. O que não é recomendado é que permaneça sem atividade, de forma passiva em relação à vida.

Anotar as coisas para não esquecer ao invés de forçar a mente a lembrar de algo é prejudicial à memória?

Acredito que não.

Como estudantes podem se beneficiar da memória em vestibulares e provas?

Estudando! Principalmente no período do vestibular, mantendo uma vida regrada, com rotina para estudos, mas também com períodos balanceados de lazer e atividade física.

Por que às vezes acontece de lembrarmos da fisionomia de uma pessoa e esquecermos seu nome?

Novamente, em pessoas saudáveis e de forma esporádica, isso não constitui necessariamente um problema. Problemas de acesso lexical (esse é o termo usado) em geral também têm a ver com atenção. Porém, há doenças cerebrais em que há desconexão entre áreas que processam informação visual e áreas mais relacionadas à linguagem.

O senhor considera a falta de memória em jovens uma condição moderna, que chegou com a comodidade da internet e das novas tecnologias?

Acredito que não. A Internet, quando bem usada, é uma forma de acesso quase ilimitado à informação, onde as pessoas exercitam leitura, comunicação, informações visuais. Evidente que, ao passar a madrugada na Internet e trabalhar/estudar no dia seguinte, o desempenho em atenção/memória estará prejudicado.

Há algum exercício que possa ser feito para melhorar a memória? Que hábitos podem exercitar a memória?

Repetição de informações com associação ao contexto da pessoa. Entender a informação nova é bastante benéfico para que ela seja memorizada, assim como a relevância emocional que essa informação tenha.

Manter uma vida saudável com períodos de atividade intelectual mesclados com períodos de atividade física e lúdica é importante para o bom desempenho de memória. Sabe-se também que hábitos de vida que diminuem o risco para doença cardiovascular diminuem a chance de doença de Alzheimer. Assim, controle de hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, tabagismo e sedentarismo contribui para a saúde da vida mental, assim como da física.

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