MENU

Saúde

Pesquisa da USP analisa novas drogas contra o HIV em crianças

Pesquisa da USP analisa novas drogas contra o HIV em crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo) vai investigar a eficiência de dois antirretrovirais para o tratamento de crianças infectadas pelo vírus HIV, que pode provocar a Aids. A pequisa é encabeçada pelo Núcleo de Estudos sobre Infecção Materna, Perinatal e Infantil da ifaculdade, em parceria com o NIH (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos).

De acordo com com a Marisa Mussi Pinhata, professora do Departamento de Puericultura e Pediatria da faculdade e coordenadora da pesquisa, a meta é verificar se os medicamentos Raltegravir e Vicriviroc são efetivos para o controle da infeção por HIV em crianças que passam por tratamentos sem bons resultados.

Os protocolos do estudo, segundo Marisa, são avaliados pelo Conep (Conselho Nacional de Saúde) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), organismos nacionais que regulam a pesquisa clínica.

O HIV pode se tornar resistente a estes medicamentos em apenas algumas situações, já que na maioria dos casos as crianças reagem bem ao tratamento inicial, diz Marisa.

- As crianças podem adquirir o vírus resistente da mãe, por exemplo. O aparecimento da resistência pode ser por uso irregular de medicação ou até mesmo pelo uso prolongado. Cada situação é única.

Dados do UnAids (Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids) indicam que, em 2008, 430 mil crianças e adolescentes foram contaminadas com o vírus HIV e o número de mortes em consequência da doença chegou a 280 mil em todo o mundo.

Nos últimos oito anos, foram 77 mil mortes só na América Latina, que passou de 6,2 mil para 6,9 mil crianças infectadas neste mesmo período.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições