MENU

Saúde

Pesquisa indica alimentos naturais que ajudam a reduzir a dor de cabeça

Cenoura, maçã e água são alguns dos alimentos que ajudam a reduzir a dor de cabeça

Fonte: Guiame, com informações de Tempo de MulherAtualizado: terça-feira, 21 de julho de 2015 às 16:02
Dor de cabeça
Dor de cabeça

Estresse, trabalho, família, trânsito... São muitos as razões para que uma pessoa tenha dor de cabeça. A forma mais eficaz de amenizar as dores é o uso de medicamentos que aliviam a dor. Apesar de ser comum, vale ficar atento para os sintomas e procurar um especalista, evitando o agravamento do sintoma.

Para adotar um método mais eficaz, uma pesquisa realizada em 2014 pelo Ibope com mil mulheres com idade entre 16 a 40 anos nas principais capitais do país, foi constatado que 75% das brasileiras são afetadas pelas temidas dores de cabeça. E são as mais jovens quem mais sofrem do incômodo.

Partindo desse sintoma, cerca de 56% das mulheres consultadas pela pesquisa a sentem pelo menos uma vez por semana, sendo forte ou extremamente forte para 49% delas. 

De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% da população adulta mundial sofre, eventualmente, com algum tipo de dor de cabeça e a consideram, muitas vezes, como algo normal.

Os especialistas recomendam consumir alimentos naturais e saudáveis para uma vida saudável. Saiba alguns deles.

Beber água ajuda a prevenir a dor de cabeça

Beber água não é tão difícil. Basta deixar uma garrafinha na sua mesa de trabalho e tomar uns goles. Se você tem dores de cabeça com frequência, saiba que a hidratação costuma ser uma das causas mais comuns para o problema aparecer. Ingerir cerca de dois litros de água por dia vai melhorar a ação das vitaminas e dos minerais, além de ajudar a eliminar substâncias tóxicas no organismo.

Chá de gengibre ajuda a controlar os sintomas

Utilizado pela medicina oriental há bastante tempo, o gengibre ajuda a controlar os sintomas das dores de cabeça por conter propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas [antialérgicos]. Além de combater náuseas, o gengibre contêm a substância gingerol, que bloqueia a ação de certas substâncias que causam a dor. Uma forma bem simples de ser consumido é com um chá.

chá

Procure ingerir fontes de magnésio como cereais integrais e linhaça

O magnésio é uma substância que costuma faltar no organismo de quem tem enxaqueca. Os cereais integrais, além de serem fontes de fibra e darem uma mão para nosso intestino, contêm magnésio, esse mineral que pode combater a dor de cabeça. Outras fontes de magnésio são castanhas, sementes, abacate, feijões, frutos do mar, batata, ervilha e linhaça. Incluir esses alimentos em sua rotina alimentar pode ajudar a controlar os sintomas bem chatos das dores de cabeça.

"Alem disso, a castanha-do-pará e a amêndoa são ricas em selênio, um mineral que atua no sistema nervoso central e ajuda a diminuir a intensidade das crises", assegura Carolina.

Maçã e kiwi estão entre as opções de frutas

De acordo com a nutricionista Carolina Mariano, frutas como cenoura, maçã e kiwi são alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas da dor de cabeça. "A explicação é simples: esses alimentos, antioxidantes, ajudam a bloquear a formação de substâncias conhecidas como prostaglandinas, que são responsáveis pelos processos inflamatórios que causam as dores", afirma.

Salmão e sardinha também ajudam a evitar o incômodo

Comer peixes, como salmão e sardinha, além de delicioso, pode também contribuir para evitar as dores de cabeça. Isso porque eles são ricos em ômega 3, uma substância que ajuda a evitar inflamações que provocam dores.

Alimentos industrializados podem favorecer as dores de cabeça

Ainda segundo a nutricionista Carolina Mariano, temperos prontos e alimentos industrializados podem favorecer as dores de cabeça.

Por isso, se você é sensível à essas dores, recuse alimentos como macarrão instantâneo, caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgadas, sopas prontas, shoyu e molho inglês, que contêm "glutamato monossódico", substância que ativa a enxaqueca em pessoas mais sensíveis.

"Além disso, embutidos e produtos defumados têm uma alta concentração de nitrito e nitrato, substâncias consideradas toxinas pelo organismo, o que também provoca dor de cabeça", afirma a nutricionista.

Aspartame, um tipo de adoçante, é outro agravante

A nutricionista explica ainda que alguns alimentos bem presentes em nosso dia a dia como refrigerantes, gelatinas, sorvetes e balas em versão diet são feitos com aspartame, um tipo de adoçante que pode desencadear as cefaleias. Atenção ainda à ingestão de café, chá preto e refrigerante à base de cola que também devem ser evitados se você for mais sensível à cafeína.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições