MENU

Saúde

Poluição pode ser um fator de risco para a arteriosclerose

Poluição pode ser um fator de risco para a arteriosclerose

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Um estudo recente realizado pelas Universidade da Califórnia do Sul e pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, acrescentou mais um vilão para a lista de fatores de riscos para a arteriosclerose: a poluição do ar. A doença, caracterizada pelo endurecimento da parede das artérias pode favorecer o aparecimento de aneurismas, derrames, coágulos nos intestinos, entre outros males ao organismo.

A poluição causada pelos carros à qual ficam expostos os moradores das grandes cidades já era conhecida por estar associada à infertilidade masculina, ao nascimento de bebês prematuros, à queda de cabelo e à asma, e agora, à saúde das artérias.

A arteriosclerose é a principal causa de morte no Ocidente. Uma das manifestações dessa doença é a aterosclerose, que atinge as artérias maiores. O que ocorre é um acúmulo de cálcio, gordura ou outras substâncias em suas paredes, o que reduz sua espessura, fazendo com que haja a redução de fluxo sanguíneo entre elas. Existe uma lista de fatores de risco para essa doença, entre os quais: ter entre 50 e 70 anos, fumar, ter diabetes, levar uma vida sedentária e ter casos da doença no histórico familiar.  

Para chegar ao resultado, pesquisadores utilizaram um ultras-som para medir a espessura da parede da artéria carótida (que leva o sangue do coração para o cérebro) de mais de 1400 pessoas que viviam em um raio de 100 metros de auto-estradas em Los Angeles. Foram feitas medições a cada seis meses da quantidade de partículas tóxicas expelida pelos escapamentos que havia dentro das casas de cada um desses voluntários, durante um período três anos.

A partir destes testes, foi observado que a espessura da parede arterial era acelerada anualmente em 5,5 micrômetros - um vigésimo da espessura de um cabelo humano. Esse número representa mais de duas vezes o endurecimento normal, em comparação com pessoas que não vivem tão próximas à poluição.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições