MENU

Saúde

Projeto ensina jovens a prevenir doenças cardiovasculares

Projeto ensina jovens a prevenir doenças cardiovasculares

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Cerca de 150 estudantes participarão do Dia do Coração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sylvio Romero, neste segundo semestre, em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. O evento, dia 30 de setembro, é uma realização da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Regional ABCDM (SOCESP ABCDM) em parceria com as Diretorias de Educação, Saúde, Esporte e Cultura da cidade de São Caetano do Sul.

Crianças e adolescentes atravessarão um circuito cardiológico orientados pelos monitores do Projeto, para conhecer as maneiras de evitar os fatores de risco cardiovasculares: obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e estresse. O percurso, que vai das 7h às 12h, reúne salas de atividade física, relaxamento, multimídia, nutrição e teatro.

Segundo a coordenadora do projeto, dra. Carla Lantieri, o Projeto Coração de Estudante acontecerá em todas as escolas municipais de período integral de São Caetano do Sul, a fim de beneficiar mais de mil crianças. O Dia do Coração da Escola será realizado uma vez por ano em cada uma dessas escolas e pretende, em um futuro próximo, alcançar o âmbito nacional com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O Dia do Coração da Escola é a fase preventiva do Projeto Coração de Estudante. O programa tem como objetivo diminuir a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê para 2040 um aumento de 250% dos casos de doenças cardiovasculares no Brasil.

A outra parte do programa é a fase de intervenção clínica, que terá início no ano de 2009. Um estudo sobre os estudantes que participarem do projeto será realizado paralelamente e pode durar até 10 anos.

Nessa etapa, uma amostra dos jovens será avaliada. Aqueles que apresentarem qualquer alteração em relação a diabetes, pressão arterial, índice de massa corpórea, sobrepeso, estresse e tabagismo receberão um acompanhamento multiprofissional - nutricionista, psicólogo, avaliador físico e médico.

Responsáveis por quase 300 mil mortes por ano no Brasil, essas doenças devem ser evitadas na fase infantil. "Estudos indicam que a doença aterosclerótica se inicia na primeira década de vida. O que acontece com as pessoas mais velhas são apenas os eventos cardiológicos", pondera a dra. Carla.

Serviços:

Dia do Coração

Data: 30 de setembro de 2008

Horário: das 7h às 12h

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sylvio Romero

Endereço: Rua Vital Brasil Filho, 600 - São Caetano do Sul, SP

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições