MENU

Saúde

Proteína pode estimular autocura do coração

Proteína pode estimular autocura do coração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:20

Pesquisa do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificou uma proteína – Oncostatina M – que possui grande poder de regeneração das células cardíacas. Os cientistas responsáveis acreditam que aumentar a concentração dessa proteína no órgão pode melhorar a capacidade de autocura do coração. 

Ao observarem amostras de tecido cardíaco de pacientes que sofrem de infarto do miocárdio, os pesquisadores notaram grande acúmulo de Oncostatina M. Assim, passaram a cultivar em laboratório células do músculo do coração juntamente à proteína e, com ajuda do microscópio, conseguiram registrar a regeneração dessas células. 

Quando uma pessoa sofre um ataque cardíaco, por exemplo, as células musculares danificadas devem ser substituídas por novas, para que o músculo cardíaco também se regenere. Mas não há um mecanismo de reparo que exerça essa função nos seres humanos, como existe em vertebrados mais simples. 

As células do músculo cardíaco da salamandra, por exemplo, regridem ao estado embrionário, e novas células são produzidas. A função cardíaca é assim restaurada por meio da remodelação do tecido muscular. A ideia dos cientistas alemães é utilizar a Oncostatina M para fazer o mesmo tipo de reparo, mas em mamíferos. Em outras palavras, fazer o coração voltar a funcionar normalmente mesmo depois de grandes lesões. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições