Prótese também para animais

Prótese também para animais

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 11:41

Acabou o tempo em que um animal era sacrificado por ter perdido um membro importante. Cientistas e veterinários trabalham juntos para desenvolver próteses adaptadas ao corpo dos mais variados animais. De cavalo a golfinho, todos ganharam uma segunda chance com os membros artificiais. A revista Wired fez uma seleção com algumas próteses que já são usadas em bichos, veja: 

Cavalo

Normalmente, um cavalo que sofre um dano irreversível na pata é sacrificado. A égua Molly, que perdeu um membro dianteiro depois de um ataque de pit bull, teria o mesmo triste destino não fosse a intervenção de veterinários a Universidade de Louisiana. Eles construíram uma prótese alumínio, acrílico e fibra de vidro para colocar no lugar da pata. Hoje, a empresa Bayou Orthotic & Prosthetic desenvolveu um membro artificial conectado ao que sobrou do osso da égua e estuda maneiras de conectar a prótese à pele do animal. 

Golfinho

Não é só na terra firme que as próteses ajudam. A golfinho fêmea Winter ganhou uma cauda artificial após perder a sua em uma armadilha de caçar caranguejos. A equipe da Hanger Prosthetics and Orthotics trabalhou em conjunto com um engenheiro químico para desenvolver um material flexível para ajudar na fixação e mobilidade da prótese. Chama do de gel de Winter, o material agora é estudado para ser usado em próteses humanas. 

Cachorro

Depois de um câncer no osso, a cadelinha Penny ganhou uma prótese para substituir a pata de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte. Eles desenvolvem membros artificial de cães e gatos e estudam os formatos mais eficientes. A nova pata de Penny, por exemplo, não se parece com sua original – ela é curvada para frente para que a cachorra não sofra acidentes em degraus e recebeu uma espuma na base que absorve impacto. 

Ave

Esse grou-canadense, que teve a perna quebrada por uma bola de golfe arremessada, seria sacrificada. Mas escapou graças a Lee Fox, da ONG Save Our Seabirds, que cansou de ter que sacrificar pássaros com a pata quebrada. Ela improvisava patas artificiais com canos de PVC para as aves que apareciam feridas. Depois de saber do trabalho da equipe da golfinho Winter, convidou a equipe para ajudá-la. Agora os pássaros usam próteses desenvolvidas especialmente para eles. 

Mais cão

Zeus teve sua pata arrancada por outro cão quando tinha apensas algumas semanas de vida. Depois de adulto, ganhou uma prótese especial de titânio conectada diretamente em seu osso.

veja também