Quais cuidados com a saúde são indicados em cada idade?

Quais cuidados com a saúde são indicados em cada idade?

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 10:18

Para chegar aos 50 anos com a saúde em dia, é importante começar a se cuidar desde cedo. Por conta disso, a revista   NOVA   conversou com especialistas da área de saúde e desvendou os principais cuidados que devem ser tomados em cada idade. Comece já a investir em você mesma:

A PARTIR DOS 20 ANOS

- Você nunca checou sua   pressão arterial ? Pois está na hora. A recomendação é que, a partir dos 20 anos, a pressão seja verificada pelo menos uma vez por ano.

- Cuide da   prisão de ventre . “Não adianta só consumir mais fibras. É preciso beber muita água, senão o bolo alimentar ficará endurecido”, ressalta Kátia Sebastião, nutricionista de São Paulo.

- Está irritada demais? Olha a crise dos 30 aí!   Stress   não controlado pode desencadear depressão ou alguma síndrome ligada à ansiedade. “Procure um especialista para conversar, nem que seja para ouvir que não tem nada”, alerta o psiquiatra Joel Rennó Junior.

A PARTIR DOS 30 ANOS

- Essa é a fase da sua plenitude sexual. Aproveite! Só não se esqueça de fazer o papanicolau e a colposcopia   todo ano, agende o primeiro ultra-som transvaginal e não deixe de praticar sexo seguro.

- Começa o processo de   perda de massa óssea . Por isso, procure consumir alimentos ricos em cálcio (leite, derivados e vegetais verde-escuros), mantenha uma atividade física e maneire no café.

- As   vacinas   contra tétano e difteria estão em dia? É preciso tomá-las de dez em dez anos. “A cada cinco anos também deve ser feito um reforço contra a hepatite B, relacionada ao câncer de fígado”, diz o Dr. Alfredo Helito, de São Paulo.

-   Cigarro e pílula ? “Essa combinação só é tolerada até os 35 anos. Depois disso, a mulher fica proibida de associar os dois, sob o risco de ter trombose”, alerta o dr. Roberto Calvoso, de São Paulo.

- É chegada a hora de fazer a primeira   mamografia . Ela servirá de parâmetro para exames futuros.

- Nessa fase, os médicos recomendam fazer o exame de dosagem de TSH, hormônio que aponta alterações na   tireóide . Ele precisa ser repetido a cada cinco anos.

A PARTIR DOS 40 ANOS

- A   mamografia   passa a ser rotina anual.

- A   massa muscular   começa a ceder espaço para a gordura. Invista na musculação. “O ideal é adotar séries com baixa carga e muita repetição”, explica Ivani Trombetta, especialista em educação física.

- Está na hora também de visitar o   oculista   e checar se a sua presbiopia (ou vista cansada) já se instalou.

- O   câncer de colo de útero   é responsável por 15% das mortes de mulheres nessa faixa de idade. Peça orientação ao seu médico.

- Marque   exames   de triglicérides e colesterol. A partir de agora, essa checagem deve ser anual.

- A   menstruação   está falhando? Para não correr o risco de gerar um temporão, faça um exame que cheque seus níveis do hormônio FSH.

- Entrou na   menopausa ? Veja com seu médico se fará a reposição hormonal. Ela não é mais indicada para todas. O tratamento com isoflavonas pode ser uma alternativa.

- Prepare-se para fazer mais visitas ao   dentista . Nos próximos anos, é comum ocorrer uma retração na gengiva, o que expõe uma área do dente que não é protegida pelo esmalte. Resultado: maior a chance de cáries e aumento da sensibilidade aos alimentos frios e quentes.  

veja também