MENU

Saúde

Quando a ansiedade passa dos limites precisa ser tratada

Quando a ansiedade passa dos limites precisa ser tratada

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A ansiedade é uma sensação experimentada por todas as pessoas, que pode ser difusa, desagradável, de uma apreensão vaga na qual o indivíduo se percebe nervoso ou assustado. Nestes casos, a pessoa pode ter algumas alterações, como: suor, tremores, aperto no peito, mal estar epigástrico (no estômago), aumento da freqüência urinária, irritação, com tensão muscular, dificuldades de dormir, diminuição da concentração e até medo de morrer ou de enlouquecer, entre outros sintomas. No entanto, a ansiedade também pode ter seu lado positivo, ou seja, ela pode ser um ”salva-vidas” ao alertar a pessoa para situações de ameaça.

"O problema é quando essa ansiedade passa dos limites. Ao invés de te ajudar começa a atrapalhar. Por exemplo, o chefe pressiona o funcionário para entregar um trabalho rápido. Neste caso, essa ansiedade pode ajudá-lo a trabalhar com mais afinco ou o fará se sentir tão ansioso que isso se tornará um problema, prejudicando seu desempenho. Por isso, a partir do momento que a ansiedade passa a atrapalhar no funcionamento geral, é preciso procurar tratamento", afirma o psiquiatra Dr. Mateus José Abdalla Diniz.

O tratamento pode ser feito com psicoterapia e/ou medicamentos. Na psicoterapia há diversos tipos de abordagem, onde o paciente irá reconhecer as situações em que fica mais ansioso, entendendo o porquê desse tipo de reação e adquirindo novos mecanismos para lidar com as situações que geram ansiedade. Já o tratamento medicamentoso é feito com antidepressivos, principalmente da classe dos inibidores da recaptação de serotonina.

"Quando há necessidade, é importante fazer uso de remédios que atuam aumentando a serotonina. Em pessoas com a doença Transtorno de Ansiedade, essas informações entre os neurônios são passadas de maneira distorcida. É importante procurar um médico antes de fazer o uso de medicações por conta própria, pois outras doenças podem gerar sintomas ansiosos que não necessariamente sejam Transtorno de Ansiedade propriamente dito. Por exemplo, doenças de tiróide, cardíacas, de supra-renais podem cursar com sintomas ansiosos importantes", explica Dr. Mateus José Abdalla Diniz.

Segundo o psiquiatra, é importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada, pois outras doenças psiquiátricas também podem apresentar sintomas ansiosos sem ser Transtorno de Ansiedade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições