Receitas de bom humor e disposição

Receitas de bom humor e disposição

Atualizado: Quinta-feira, 17 Abril de 2008 as 12

Quem não se sente feliz e satisfeito após comer uma barra inteira de chocolate? Pouca gente se dá conta, mas a nossa dieta, além de alterar os ponteiros da balança, também pode influenciar no nosso estado de espírito. Tristeza, depressão, falta de ânimo e outras alterações de humor podem ser solucionadas à mesa. ?Alguns alimentos fornecem nutrientes que participam da produção de neurotransmissores, substâncias químicas que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso?, explica a Dra. Marília Fernandes, Consultora Nutricional Pessoal e Empresarial nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Envelhecimento saudável, Esportes, Marketing alimentício e  Saúde Ocupacional

Conheça alguns alimentos e nutrientes que podem contribuir para o estado de bom humor.

1. Carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas: todos esses alimentos são fontes saudáveis de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

?Dos vários neurotransmissores, a serotonina é de grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância mágica e sedativa que melhora o humor de um modo geral e principalmente em pessoas com depressão?, ressalta a Dra. Marília. ?O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono?, completa.

2. Pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação): fontes carboidratos. A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na limpeza dos aminoá¬cidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano.

?Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas das carnes. O caminho é o equilíbrio! Nem de menos, nem de mais?, receita a nutricionista.

3. Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu: todos são proteínas e, segundo a Dra. Marília, o processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionada com a produção de dopamina e adrenalina, ambos são neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o pique e a alegria.

4. Espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja: esses alimentos são fontes de folato ou ácido fólico, que é um potente antidrepressivo natural. ?Baixas concentrações de ácido fólico no organismo levam à diminuição dos níveis cerebrais de serotonina?, ensina a nutricionista.

5.  Aveia, filé de frango, banana, batata, uva passa: ricos em vitamina B6, uma vitamina que também participa da produção de serotonina, e conseqüentemente melhora o humor.

6. Leite e iogurte desnatados, queijos magros: fontes de cálcio. ?Os estudos mostraram que esse importantíssimo mineral ajuda controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo em mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual)?, declara a Dra. Marília Fernandes.

O cálcio também é importante para garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de ?quebra? doses extras de bom humor!

7. Tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral: ricos em magnésio, Além de ser um colaborador do cálcio, o magnésio está também envolvido na regulação de serotonina.

8. Castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes: ricos em selênio. ?Os resultados dos estudos ainda não são conclusivos, mas, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas?, constata a nutricionista.  

Segundo a Dra. Marília, duas castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 microgramas de Selênio de forma segura.

9. Chá de camomila: conhecido de nossas tataravós, a camomila sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeito relaxante, ameniza a ansiedade e a depressão.

10. Café: ?três a quatro cafezinhos ao longo do dia podem prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel retém os fatores lipídicos existentes no grão e que parecem aumentar o colesterol?, conclui.

veja também