Remédio da gripe H1N1 gera efeitos colaterais nas crianças

Remédio da gripe H1N1 gera efeitos colaterais nas crianças

Atualizado: Segunda-feira, 3 Agosto de 2009 as 12

Dois estudos britânicos mostram que mais da metade das crianças que tomaram Tamiflu, medicamento indicado para prevenção e tratamento do H1N1, tiveram efeitos colaterais como náusea, dores, insônia e até pesadelos.

Os estudos foram conduzidos por especialistas da Agência de Proteção de Saúde HPA, do Reino Unido, que observaram cerca de 250 crianças, entre 11 e 12 anos de idade, as quais começaram a tomar a medicação depois que alguns colegas de escola foram diagnosticados com a gripe.

A análise apontou que 51% das crianças tiveram sintomas como náusea, dor de cabeça e dor de barriga. Segundo a pesquisa, 77% das crianças fizeram o tratamento completo com Tamiflu, sendo que 91% usaram o remédio por pelo menos sete dias seguidos.

Os cientistas disseram que os efeitos pesquisados são comuns e que "o desconforto dos efeitos colaterais precisa ser considerado" pelos pais que dão o Tamiflu para os filhos como forma de prevenção.

Kits no Brasil

O laboratório brasileiro Fiocruz vai distribuir 150 mil kits de medicamentos produzidos no Brasil na intenção de evitar que pacientes suspeitos de estarem contaminados sejam tratados com o Tamiflu. Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro são, segundo o Ministério da Saúde, os mais afetados pela doença e por isso, têm prioridade no recebimento dos kits distribuídos pela Fiocruz.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também