Remédio usado para osteoporose pode ajudar a combater câncer de mama

Remédio usado para tratar osteoporose pode combater câncer de mama

Atualizado: Terça-feira, 18 Junho de 2013 as 12:15

Uma nova esperança surge. Medicamento bazedoxifeno, usado para tratar osteoporose e aprovado na Europa, pode impedir o crescimento de células que causam câncer de mama, afirma um estudo realizado pelo Instituto Duke de Câncer, localizado na Carolina do Norte, nos EUA.
 
Segundo pesquisa, o remédio teve resposta positiva mesmo em casos de tumores que já não respondem aos tratamentos tradicionais.
 
Foram feitas análises em células cultivadas e em animais, o remédio inibiu o crescimento das células cancerígenas que dependem do hormônio estrogênio, inclusive aquelas que já haviam desenvolvido resistência a outros remédios usados contra o câncer de mama, como o tamoxifeno e os inibidores de aromatase.
 
 Remédio usado para tratar osteoporose pode combater câncer de mamaPacientes que já não respondem ao tratamento com os dois remédios são submetidas à quimioterapia, que costuma provocar fortes efeitos colaterais, afirmam os cientistas.
 
“Descobrimos que o bazedoxifeno se associa ao receptor de estrogênio e interfere em sua atividade. Mas o surpreendente é que percebemos que ele também degrada o receptor, eliminando-o”, disse o pesquisador Donald McDonnell, do Instituto Duke, durante o encontro anual da Sociedade de Endocrinologia dos EUA, realizado no sábado (15).
 
Para concluir a pesquisa, os responsáveis utilizaram diversos tipos de células de câncer de mama, inclusive as que já não respondiam ao Lapatinib, medicamento usado em algumas pacientes com tumores avançados.
 
 
 
 
Com informações de: G1

veja também