MENU

Saúde

Risoterapia - Técnica ensina exercícios para rir

Risoterapia - Técnica ensina exercícios para rir

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Todos já ouviram um dia a expressão: "O melhor remédio é rir". O que ninguém imaginava é que o conceito fosse virar terapia, com direito a aval médico e resultados surpreendentes.

A risoterapia, como método terapêutico, existe desde os anos 60. Para quem assistiu ao filme Patch Adams, nada disso é novidade. O americano Hunter Adams, conhecido como Patch Adams, já usava o método em hospitais e escolas desde quando era estudante. Adams atendia seus pacientes com nariz vermelho ou peruca de palhaço.

O clínico-geral e homeopata Eduardo Lambert, que é especializado em terapias sistêmicas e um grande simpatizante do método, escreveu o livro "A Terapia do Riso - A Cura pela Alegria”. Lambert considera o riso uma terapia complementar que auxilia na melhora do estado emocional e orgânico das pessoas.

De acordo com o médico, o riso é o responsável por mandar a ordem para o seu cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as beta-endorfinas. Segundo ele, essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e conseqüentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.

Lambert afirma que um simples esboçar de um sorriso ou uma gargalhada bem descontraída são capazes de criar uma onda vibratória que propicia, de imediato, um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo. Segundo ele, há uma sensação de bem-estar físico mental e emocional extraordinária. Lambert também afirma que o ato de sorrir é capaz de proteger o organismo de várias doenças.

O humorista Menahem Belilty também fundador do grupo musical venezuelano Alpargata Cantorum, e grande admirador da risoterapia, diz que o ato de rir tem a característica de distrair. Belilty chama a atenção sobre o fato de que é impossível pensar e rir ao mesmo tempo. De acordo com ele, uma pessoa pensa para entender uma brincadeira, mas, quando está no ápice do riso, sua mente fica em branco. O "risólogo”, que já se dedica há um bom tempo à risoterapia, leva exercícios criados por ele mesmo a pessoas de todas as faixas etárias e a funcionários de diversas empresas, expandindo a técnica.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições