MENU

Saúde

Saiba como proteger a saúde durante as enchentes

Saiba como proteger a saúde durante as enchentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A água das enchentes causadas pelas fortes chuvas, que atingem várias cidades no país, pode ser bastante perigosa à saúde. O contato com a lama e a água suja aumenta a chance de contaminação de doenças como leptospirose, diarreia, hepatite A e dengue.

O ideal é evitar contato com a água da chuva de temporais, mas em áreas alagadas onde a água chega com violência, nem sempre dá tempo de conseguir uma proteção. Portanto, é indicado limpar muito bem as áreas e objetos atingidos pela água, removendo toda a lama.

Segundo a infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Cinthya Cavazzana, a limpeza deve incluir também as áreas externas dos imóveis e caixas d´água. No caso das caixas d´água a proporção é de um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

- As pessoas devem sempre usar luvas e botas de borracha ao fazer a limpeza. Sacos plásticos também podem ser usados para substituir tais equipamentos. É importante evitar ao máximo o contato com a água suja.

A médica alerta ainda para a necessidade de descartar todos os alimentos e medicamentos que estiveram em contato com a lama ou água da enxurrada e para o consumo de água filtrada ou fervida. Mesmo os alimentos que permaneceram embalados e secos após as enchentes devem ser excluídos.

Algumas das doenças causadas pelo contato com a água da chuva apresentam sintomas parecidos, por isso é indicado que as pessoas fiquem atentas e procurem um médico rapidamente. De acordo com a infectologista, dores pelo corpo e de cabeça, diarreia, vômito, febre e pele amarelada podem ser sintomas de doenças como dengue, leptospirose e hepatite A.

- É comum que algumas pessoas, principalmente crianças e idosos, apresentem quadros de desidratação. Por isso, o consumo de soro caseiro e o acompanhamento médico rápido são fundamentais.

Os sintomas de algumas doenças podem demorar de dois até 30 dias para se manifestar.

Principais doenças e seus sintomas

Leptospirose

Febre, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Hepatite A

Febre, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dores nas articulações, dor abdominal, cansaço, febre, falta de apetite, mucosa e pele amarelada, icterícia, urina de cor escura. Dengue

Febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, febre e vômitos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições