Saiba o que o auto-exame da boca pode fazer por sua saúde

Saiba o que o auto-exame da boca pode fazer por sua saúde

Atualizado: Terça-feira, 8 Julho de 2008 as 12

Nos últimos anos, os programas de controle do câncer passaram a dispensar especial atenção à prevenção e à detecção precoce dos tumores bucais, que acometem a porção da garganta para frente, ou seja, toda a parte visível da boca até os lábios. "O principal sintoma é o aparecimento de feridas que não cicatrizam. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal", descreve o periodontista Rafael Neves, do Centro de Reabilitação e Estética Oral - Cir. em Brasília.

O especialista, com mais de 10 anos de experiência, faz questão de orientar cada paciente sobre a realização periódica do auto-exame da boca. "Ele deve ser realizado em local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança de cor da mucosa, endurecimentos, feridas e áreas dormentes", explica.

Visitas regulares ao dentista têm um papel fundamental na prevenção do câncer bucal, pois nenhum outro profissional da saúde tem a oportunidade de observar e avaliar o paciente com a mesma freqüência, podendo realizar um exame minucioso e detectar alterações antes mesmo de qualquer sintoma.

Na linha de risco - Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia, para a sua remoção, à radioterapia e quimioterapia. Dr. Rafael explica que há grupos específicos que pedem atenção redobrada, além dos tabagistas: são os indivíduos desnutridos, aqueles com imunossupressão, os etilistas e os portadores de prótese dentária que não está adaptada.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, em 2008 serão diagnosticados cerca de 14 mil novos casos da doença. Não fumar e beber com moderação são as principais medidas preventivas. Além disso, orienta-se a utilização de protetor solar labial. "Ao sentir qualquer alteração procure um especialista o mais rápido possível, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento", complementa Dr. Rafael.

Postado por: Claudia Moraes

veja também