Saiba quais os alimentos que contém flúor e combatem a cárie

Saiba quais os alimentos que contém flúor e combatem a cárie

Atualizado: Terça-feira, 12 Novembro de 2013 as 7:54

Para preservar a saúde dos dentes, o flúor é grande aliado, mas muito ainda se fala se a substância faz bem. A cirurgiã-dentista, Thais Paragis Sanchez, do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein tira as dúvidas.

fluor protege contra cárie dentalAção
 
Na boca, ocorre um processo chamado ‘des-re’ (desmineralização-remineralização) do dente. A desmineralização é a perda de minerais, que normalmente acontece quando a pessoa ingere alimentos açucarados e não escova os dentes. Já na remineralização, o flúor da saliva liga-se ao esmalte do dente e ocupa os micro espaços do esmalte, como uma espécie de ‘tampa’. “Uma solução de baixa concentração de flúor, com maior frequência de uso, remineraliza do fundo da lesão para a superfície e apresenta maior resistência às futuras agressões do que o próprio tecido original”, afirma a dentista.
 
Fontes de flúor
Adultos e crianças precisam de flúor para que esse efeito preventivo funcione. Mas não é apenas o dentista que tem a substância disponível para combater a cárie. A água de abastecimento que chega às casas da população é enriquecida com flúor, medida tomada para diminuir o índice da doença. “A fluoretação da água reduz de 20% a 40% a prevalência da cárie em adultos”, diz Thais.
 
É possível encontrar a substância nos cremes dentais e enxaguantes bucais. É também encontrado em alimentos, como verduras, carnes, peixes, arroz, feijão, são outras fontes de flúor. O dentista entra em cena para aplicar a substância apenas quando há alto índice de cáries. “A aplicação também é necessária quando há lesões de manchas brancas, que podem ser remineralizadas para evitar a cavitação (buracos nos dentes decorrentes da cárie)”, diz. Infelizmente, quando a lesão já está no ponto da cavitação, não pode mais ser revertida.  
 
Higienização
A fórmula certa para evitar a cárie continua sendo escovação e fio dental, depois de todas as refeições. “Para um indivíduo saudável, a ingestão da água fluoretada e o uso de dentifrícios fluoretados, associados à dieta saudável e higienização correta com fio e escova dental, são suficientes para manutenção da saúde oral e prevenção de cáries e outras doenças bucais”.
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também