Secador de cabelo na gravidez aumenta risco de asma no bebê

Secador de cabelo na gravidez aumenta risco de asma no bebê

Atualizado: Quarta-feira, 3 Agosto de 2011 as 11:28

Às grávidas que usam constantemente aparelhos como micro-ondas, secador de cabelo e aspirador de pó, fica o alerta: alta exposição aos campos magnéticos criados por eles pode aumentar mais de três vezes o risco de o bebê ter asma. Os dados são de uma pesquisa da operadora americana de planos de saúde sem fins lucrativos Kaiser Permanente, divulgada no site Science Daily.

Os cientistas compararam a exposição diária a campos magnéticos de baixa frequência de 801 gestantes. Também acompanharam seus filhos por 13 anos para constatar se desenvolveram a doença.

Entre as constatações está que dois fatores de risco para a enfermidade (história materna de asma e ser primogênito) elevaram o efeito do campo magnético sobre a possibilidade de adquiri-la. "A intensidade do campo magnético cai drasticamente com o aumento da distância da fonte. Então, as mulheres grávidas devem tentar limitar a sua exposição a fontes conhecidas de campo magnético e manter distância delas quando estiverem em uso", disse o principal autor do estudo, De-Kun Li.

Estudos anteriores relacionaram os campos magnéticos ao aborto, diminuição da qualidade do sêmen, distúrbios imunológicos e alguns tipos de câncer. Vale acrescentar que a asma é uma doença inflamatória dos brônquios de origem imunológica e alérgica. Os principais sintomas são tosse, falta de ar e chiado no peito.

veja também