Segundo pesquisa, o aroma do café tem seus benefícios.

Aroma do café e seus benefícios

Atualizado: Terça-feira, 21 Maio de 2013 as 10:47

 

Consumido em maior parte do mundo, o café ajuda na prevenção de doenças físicas, mentais e degenerativas. O grão contém cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio e antioxidantes, além da cafeína.
 
O que as pessoas não sabem, é que o aroma do café tem um efeito poderoso sobre as regiões do cérebro que regulam as sensações de prazer, atenção e motivação. 
 
Segundo uma pesquisa recentemente realizada, buscam desvendar os efeitos do aroma  ao cérebro humano. “O que chama atenção, no caso do café, é a potência com que o aroma da bebida evoca ativação em outras regiões do cérebro, envolvidas na experiência de recompensa ou prazer, assim como em mecanismos da atenção seletiva”, afirma o neurologista e coordenador do projeto, Jorge Mol Neto.
 
Aroma do café faz muito bemDe acordo com estudos norte-americanos, o consumo da bebida pode diminuir as chances de acidentes cardiovasculares (infartos) e cerebrais (“derrame” ou AVC), de diabetes e hipertensão, bem como a incidência de osteoporose e crises de asma. O café melhora ainda a capacidade de atenção, memória e aprendizado.
 
“Os horários mais recomendados para se tomar café são no café da manhã, depois do almoço e à tarde. Em média, o consumo recomendado, de acordo com estudos epidemiológicos sobre os benefícios do café, é de três a seis xícaras ao dia”, esclarece o especialista.
 
O efeito antioxidante da bebida contribui para evitar doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também