MENU

Saúde

Segundo pesquisa, substância pode curar Mal-de-Alzheimer

Substância pode curar Mal-de-Alzheimer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05

Uma possível cura para o Mal-de-Alzheimer pode estar próximo. Cientistas descobriram uma substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em uma doença que causa degeneração dos neurônios, o que está sendo motivo de comemoração. A pesquisa está em andamento e será necessário se aprofundar para ter certeza de que a substância possa ser testada em pessoas que sofrem com a doença. 

Mal-de-AlzheimerRealizada na Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, os testes estão sendo feito em camundongos e mostrou que a substância pode prevenir a morte das células cerebrais causada por doenças priônicas, que podem atingir o sistema nervoso tanto de humanos como de animais.

Quando um vírus atinge uma célula do cérebro o resultado é um acúmulo de proteínas virais. As células reagem fechando toda a produção de proteínas, a fim de deter a disseminação do vírus.
 
No entanto, muitas doenças neurodegenerativas implicam na produção de proteínas defeituosas ou 'deformadas'. Estas ativam as mesmas defesas, mas com consequências mais graves.
 
As proteínas deformadas permanecem por um longo tempo, resultando no desligamento total da produção de proteína pelas células do cérebro, levando a morte destas.
 
Este processo, que acontece repetidamente em neurônios por todo o cérebro, pode destruir o movimento ou a memória, ou até mesmo matar, dependendo da doença.
 
 
Com informações de: Bem Estar

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições