MENU

Saúde

Segundo pesquisa,excesso de açúcar pode causar insuficiência cardíaca.

Açúcar em excesso pode causar insuficiência cardíaca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07
Os cuidados com a alimentação vem sendo abordados e relembrados com muita frequencia. O consumo de açúcar em excesso, por exemplo, pode causar insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo feito por pesquisadores do University of Texas Health Science Center. 
Foi constatado que, uma única molécula pequena de glicose, obtida pela alimentação rica em amido, pode causar estresse ao coração, alterar as proteínas musculares e induzir o baixo bombeamento de sangue.
 
insuficiência cardíacaSegundo o laboratório especializado, Centers for Disease Control, a insuficiência cardíaca mata pelo menos 5 milhôes de americanos por ano, devido a alimentação inadequada. A taxa de sobrevivência de um ano após o diagnóstico é de 50% e existem 550 mil novos pacientes nos Estados Unidos com diagnóstico de insuficiência cardíaca a cada ano.
 
"O tratamento é difícil. Médicos podem dar diuréticos para controle de fluído, e inibidores para reduzir o estresse sobre o coração e deixá-lo bombear mais economicamente", disse Heinrich Taegtmeyer, líder da pesquisa e professor de cardiologia da Faculdade de Medicina UTHealth. "Mas ainda temos estatísticas terríveis e nenhum novo tratamento nos últimos 20 anos", acrescentou.
 
"Quando o músculo cardíaco já está estressado por pressão alta ou outras doenças e, em seguida, lida com excesso de glicose, o problema piora", disse Taegtmeyer. Duas drogas, a rapamicina (um imunossupressor) e metformina (um medicamento para diabetes) interromperam a formação da molécula e melhoraram o poder cardíaco em estudos feitos com animais de pequeno porte.
 
 
 
Com informações de: Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições