Só dieta não mantém o peso a longo prazo, diz pesquisa

Só dieta não mantém o peso a longo prazo, diz pesquisa

Atualizado: Segunda-feira, 11 Janeiro de 2010 as 12

Pesquisadores de Harvard avaliaram a relação entre estratégias dietéticas e de atividade física para controle de peso, isoladas ou em associação, e as mudanças de peso subseqüentes. Participaram 4456 adolescentes do sexo feminino e mulheres jovens com idade entre 14 e 22 anos.

Os hábitos de controle de peso, que incluíam dietas e atividade física, em 2001 foram utilizados para prever as alterações de peso de 2001 a 2005. Em 2001-2002, 23,7% das adolescentes e adultas estavam tentando manter o peso e 54,4% estavam tentando perder peso. Aproximadamente 25% delas utilizaram uma das seguintes estratégias: não comer lanches, seguir dietas de baixa caloria ou pouca gordura e reduzir o tamanho das porções de alimentos; 47,7% informaram praticar exercícios ocasionalmente para perder peso.

Durante 4 anos de acompanhamento, as participantes ganharam em média 3,3kg. Nenhuma das técnicas de controle de peso foram preditoras de perda de peso; entretanto, as mulheres que se exercitaram > 5 dias/semana ganharam significativamente menos peso do que suas colegas (-0,9kg). A estratégia de maior sucesso para prevenir o ganho de peso entre as mulheres foi limitar o tamanho das porções de alimentos (-1,9kg) em associação com o exercício freqüente.

A conclusão é que a atividade física é essencial para um controle de peso em longo prazo entre adolescentes do sexo feminino e mulheres jovens. A combinação de esquemas dietéticos e exercícios físicos é o método mais eficaz para reduzir o ganho de peso.

veja também