Sono de 8 horas faz bem para cabelo, pele e humor; entenda

Sono de 8 horas faz bem para cabelo, pele e humor; entenda

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 8:28

Eis uma boa notícia para quem não dispensa umas boas horas de sono: dormir é mais do que sinônimo de descanso, é também indispensável para a beleza e o bem-estar das mulheres. Isso porque a produção de alguns hormônios é maior no período da madrugada e a maioria deles favorece uma pele bela, cabelos brilhantes, além de bom humor e disposição.

Está em dúvida? A ciência explica. “O GH, por exemplo, conhecido como hormônio do crescimento, é responsável pela renovação celular. Uma boa noite de sono ainda estimula a sua produção e causa efeito antioxidante”, afirma o Dr. Adriano Almeida, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Não fosse só isso, segundo o Dr. Adriano, o cortisol, que tem efeito sobre a acne e melhora o aspecto da pele, também é um hormônio sintetizado em maior quantidade após as 22h. De acordo com o Dr. Roberto Doglia, dermatologista do Hospital Universitário da UnB (Universidade de Brasília), se a mulher tiver tendência à acne será preciso associar as horas de sono a um medicamento adequado, mas o poder antiinflamatório do cortisol pode sim ser benéfico.

Cabelos brilhantes e saudáveis normalmente são associados a cuidados com cosméticos, mas está enganado quem acha que é só isso. Sua beleza é resultado de cuidados externos, mas boa parte dela também sofre influência do próprio organismo. “O sono de qualidade provoca aumento do brilho nos cabelos, além de mantê-los mais saudáveis”, afirma Dr. Adriano. Por sua vez, Dr. Roberto afirma que outro hormônio, chamado melatonina, também tem maior ação no início da madrugada. Assim como os outros, é responsável por uma renovação celular e tem o poder de agir na pele da mulher deixando-a mais bela.

Questão de humor 

Mas os efeitos positivos do sono não ficam somente na beleza. Os dois especialistas afirmam que dormir bem provoca melhora no humor e causa sensação de bem-estar. “Uma noite bem dormida reflete no dia da mulher, que costuma se sentir mais disposta e bem humorada”, completa Roberto. Não à toa, ao perder uma noite de sono ou dormir pouco, o corpo sente os efeitos no dia seguinte. Normalmente a pessoa fica com olheiras e aparência cansada. “O sono também é muito importante para evitar quadros de estresse e ansiedade”, alerta Dr. Adriano.

veja também