Suco de fruta pode prevenir a formação de pedras nos rins

Suco de fruta pode prevenir a formação de pedras nos rins

Atualizado: Sexta-feira, 5 Março de 2010 as 12

Mais de um milhão de americanos sofrem com pedras nos rins todos os anos, muitas vezes sentindo dores insuportáveis.

Além de medicação para evitar a formação de pedras nos rins, os pacientes muitas vezes são orientados a estabelecer mudanças na alimentação. Uma delas é passar a tomar mais suco de frutas cítricas. O citrato presente nas frutas reduz a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum) e diminui a acidez da urina, mais ou menos como o citrato de potássio, medicação para pedras nos rins.

Porém, nem todos os sucos têm o mesmo efeito. Limonada ou suco de limão diluído são as recomendações usuais para pessoas com pedras nos rins. Entretanto, um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, em 2006, comparou a limonada com o suco de laranja em pacientes com pedras nos rins e descobriu que três copos de suco de laranja por dia - associados a outras mudanças alimentares em pacientes com pedras nos rins - fizeram um trabalho melhor ao aumentar os níveis de citrato e diminuir a acidez da urina, em comparação à limonada e à água destilada.

Há também o suco de cranberry e de maçã, que, segundo os estudos, são bons para alguns tipos de pedras e ruins para outros. Eles aumentam o risco de recorrência de pedras de cálcio, mas ajudam a prevenir um subconjunto muito menos comum de pedras nos rins chamado de brushita. Por outro lado, o suco de toranja (grapefruit) aumenta o risco em geral. Um grande estudo publicado no The Annals of Internal Medicine descobriu que um copo por dia de suco de toronja aumenta o risco de formação de pedras nos rins em 44%.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também