Suco de uva, tomate e abacaxi, são alguns dos alimentos que amenizam o estresse

Conheça os alimentos que aliviam o estresse

Atualizado: Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2013 as 1:40

A correria do dia a dia, os compromissos, os problemas pendentes e o trânsito, são alguns dos fatores que levam uma pessoa a ficar estressado. Hábitos como fumar e beber, são considerados fatores que levam a ter o problema, sem contar que, a má alimentação favorece
a ação do chamado matador silencioso.

“A relação mais evidente entre a nutrição e o estresse é que um dos principais sintomas da presença deste quadro é a alteração no apetite do indivíduo. Essa alteração pode se evidenciar através de uma ampliação do apetite, gerando, em muitos casos, um aumento de peso acentuado, ou através da redução do apetite, podendo chegar à anorexia”, explica a nutricionista Lenita Borba, membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas.

A alimentação correta, segundo ela, alinha o corpo com recursos necessáriospara combater o estresse e suportar a sobrecarga à qual é submetido pela doença. Com a falta de nutrientes, faz com que o corpo fique vulnerável a doenças, facilitando a ação negativa do estresse e impossibilitando-o de combater o problema.

Evitar alimentos como alto teor de gordura e, em alguns casos, os picantes e apimentados. Isso porque a doença afeta o sistema digestivo e causa pirose (azia, queimação e má digestão), e estes alimentos tendem a potencializar o sintoma. A cafeína e o álcool também devem ser evitados, uma vez que podem aumentar o nervosismo.

“O quadro de estresse provoca um aumento no metabolismo e, assim, há um maior consumo de energia diária. Consequentemente, os estoques de energia se esgotam mais rapidamente”, diz ela que aumentar o consumo de carboidratos, como pães, massas, arroz, milho, etc., que são fontes de energia, pode favorecer o estado de saúde da pessoa que sofre do problema.

As proteínas, encontradas em leite e derivados, carnes, ovos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, etc., também são importantes, pois impedem a degradação muscular. Dê preferência às opções sem gordura, como peixe, leite desnatado e clara de ovo.
 
“Considerando o quadro de forma geral, é indicada uma alimentação equilibrada, com variedade de frutas, verduras e legumes, com o intuito de garantir a ingestão adequada de vitaminas e minerais. Se o houver aumento do apetite, é interessante fracionar as refeições, podendo ser de quatro a seis por dia”, recomenda a nutricionista.

Conheça os nutrientes necessários que amenizam os efeitos de estresse, encontrados nos alimentos:

Vitamina E – óleos vegetais, nozes, sementes de girassol, grãos integrais, etc.;
 
Vitamina C – frutas cítricas, acerola, laranja, abacaxi, vegetais folhosos, brotos, repolho, etc.;
 
Carotenóides (Beta caroteno) – vegetais verdes escuros e amarelos;
 
Carotenóides (licopeno) – tomate;
 
Magnésio – vegetais folhosos, cereais, grãos, frutos do mar, sementes, etc.;
 
Selênio – Castanha-do-pará;
 
Compostos fenólicos (ervas e especiarias) – alecrim, cúrcuma, etc.;
 
Compostos fenólicos (bebidas) – chá verde e vinho tinto ou suco de uva.

A Yoga tem um papel muito importante para esquecer as tensões. Acompanhe a vídeo aula e incluia em seu dia.


Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também