Sucos: para beber, hidratar e se deliciar...

Sucos: para beber, hidratar e se deliciar...

Atualizado: Terça-feira, 17 Junho de 2008 as 12

Não é necessário esperar pela sede. A água é sempre bem vinda e quando consumida sob a forma de sucos, ela consegue aliar alimento saudável e ao mesmo tempo prazeroso. Além disso, a sede já é uma sinalização de balanço negativo de água no corpo, já significando algum grau de desidratação. "O melhor seria prevenir esta situação através do uso freqüente de fontes de hidratação. Nada melhor que um bom suco, aproveitando as frutas e todo o seu potencial nutricional: vitaminas e sais minerais", afirma a endocrinologista Ellen Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. "O que faz do suco uma grande opção de hidratação é o seu diferencial nutricional em relação à água. Ao mesmo tempo, o suco hidrata e alimenta. Alimenta com tanta facilidade e sabor que agrada aos adultos e às crianças", explica a médica.

Grande variedade

Ricas em carotenóides (pró vitamina A), flavonóides (poderosos antioxidantes), vitaminas do Complexo B, sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e principalmente vitamina C, as frutas, isoladas ou em combinações diversas, enriquecem a dieta através dos sucos, que podem ser degustados no café da manhã, em lanches rápidos e, principalmente, após a prática da atividade física. "Não há um horário em que eles não são bem vindos. Entretanto, nas grandes refeições, a melhor opção são as frutas como sobremesa, ao invés dos sucos, a menos que eles sejam consumidos em pequenos volumes, não mais que um copo americano (200ml)", recomenda Ellen Paiva, que também é médica nutróloga.

A indústria de alimentos tem procurado imitar, muitas vezes com sucesso, as características minerais das frutas, criando as chamadas bebidas isotônicas, aquelas que além da água repõem sais minerais, muito úteis após a prática de atividade física, onde perdemos muitos desses sais através do suor. "Toda essa riqueza pode ser encontrada naturalmente nos sucos de frutas, sem contar que eles são muito mais saborosos", defende Ellen Paiva.

O fato de serem saudáveis, naturais e ricos em vitaminas não faz dos sucos alimentos de livre consumo. De uma maneira geral, as frutas contêm também uma grande quantidade de carboidratos simples. "O açúcar das frutas é capaz de deixar muito calórico qualquer cardápio, alcançando o teor calórico de uma sobremesa doce - como é o caso do suco de manga ou de laranja (cerca de 200 calorias) - ou muito mais calórico que ela, como as várias combinações do açaí que podem chegar a mais de 400 calorias", avisa a médica.

Inovações no copo

Nossos sucos mais conhecidos e apreciados vêm sendo apresentados de cara nova e sabores ousados através da adição de compostos, que além de um diferencial no sabor, dão um toque exótico e medicinal a eles. É o caso do gengibre, da clorofila, da hortelã, da erva cidreira, do manjericão e do guaraná.

A clorofila passou a ser adicionada aos sucos nos últimos anos através do uso de folhas ou talos verdes escuros, como a couve e o agrião. "Não há, contudo, nenhuma evidência comprovada de seus benefícios. Sabemos somente que ela é fundamental para a transformação do gás carbônico em oxigênio pelas plantas, processo denominado fotossíntese", diz Ellen Paiva. Independente dos possíveis benefícios da clorofila à saúde, matéria ainda polêmica, esses alimentos ricos em clorofila são também importantes fontes de nutrientes como cálcio, ferro, folatos, magnésio, entre outros, tornando o valor nutricional desses sucos ainda mais rico. "No caso dos vegetarianos, estes podem se beneficiar ainda mais com a riqueza em cálcio e ferro dessas folhas, principalmente em sucos ricos em vitamina C, como os de laranja, limão e abacaxi, uma vez que essa vitamina facilita a absorção desses minerais", explica a endocrinologista.

O gengibre pode compor sucos medicinais. Na maioria das vezes é associado à laranja e ao abacaxi, incluindo sua casca. Suas propriedades medicinais mais apregoadas são anti-espasmódicas nas cólicas intestinais e menstruais, anti-eméticas nos vômitos causados por enjôos de movimentos em viagens e gestantes e no alívio de processos inflamatórios das vias aéreas superiores com tosse e rouquidão. "As evidências científicas mais importantes com relação ao gengibre se referem ao seu efeito no alívio dos vômitos da gestação. Sua composição agrega grande quantidade de potássio e vitaminas. Por ter sabor picante e exótico, o gengibre agrada a poucos nos sucos, mas devido à sua ampla aceitação nas carnes e chás, o gengibre tem um grande potencial ainda pouco explorado nos sucos de frutas", afirma Ellen Paiva.

O guaraná em pó é utilizado nos chamados sucos energéticos devido às suas propriedades estimulantes, através de compostos denominados alcalóides, entre eles a cafeína e a teobromina. "Não há dúvidas sobre o potencial da cafeína na redução da fadiga motora e psíquica, estimulando o sistema nervoso central e deixando as pessoas mais alertas e bem dispostas. Além disso, o pó de guaraná tem baixo valor calórico, cerca de cinco calorias para cada colher de chá (2 gramas)", diz a diretora do Citen.

As ervas finas como o manjericão e a hortelã são as mais utilizadas em diversos tipos de sucos. Além de agradável e de refrescante sabor são importantes fontes de vitamina A, C, potássio e ferro. Agradaram tanto, que alguns sucos de frutas passaram a ser consumidos mais associados a elas do que puros, como o caso do suco de abacaxi com hortelã.

Receitas do Citen

Com tantas opções de sabores, os sucos podem surpreender a família, com variações inesperadas e deliciosas. Invente o seu e faça sucesso! Seguem sugestões elaboradas pela equipe de Endocrinologia e Nutrição do Citen:

1) Suco Verde

2 laranjas (150 ml) 1 folha grande de couve 1 maçã verde Esprema as laranjas em espremedor ou processador. Bata o caldo com a folha de couve previamente higienizada e com a maçã verde. Acrescente água ou gelo se necessário.

Valor calórico: 180 kcal.

Rico em:

Cálcio: 118 mg Potássio: 467 mg Folato (B9): 90 mg Ferro: 1,5mg e Vitamina C: 132 mg 2) Suco Refrescante

3 limas da Pérsia (250ml) 1 colher de sobremesa de polpa de tamarindo Hortelã Bata no liquidificar 1 colher de sobremesa de polpa de tamarindo junto com o caldo da lima da pérsia e gelo. Acrescente por ultimo as folhas de hortelã.

Valor calórico: 150 kcal

Rico em:

Vitamina C 103 mg Ferro: 1,1 mg Folato: 74 mg Potássio: 283 mg Cálcio: 103 mg 3) Suco de abacaxi com cenoura

100 g de abacaxi fresco 30g de cenoura crua 150 ml de água Hortelã Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Valor calórico: 61 kcal

Rico em:

Vitamina A: 870 mcg Vitamina C: 70 mg Potássio; 210 mg 4) Suco Energético

50g de acerola (polpa) 1 pêra pequena 1 colher de sopa de pó de guaraná 150 ml de água Folhas de manjericão Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Valor calórico: 160 calorias

Rico em:

Vitamina C: 755 mg e estimulantes energético como cafeína.  

Postado por: Claudia Moraes

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