MENU

Saúde

Taxa de mortalidade e epidemias podem ser combatidas com vacinação

Conheça o calendário de vacinação obrigatória para prevenção de doenças

Fonte: Guiame, com informações de Bem EstarAtualizado: terça-feira, 10 de março de 2015 às 17:23
Vacina combate doenças
Vacina combate doenças

O método de prevenção de doenças que nos seguem desde o nascimento, as vacinas foram têm impacto importante na sociedade, como alta taxa de mortalidade (meningite), que acomete muita gente (gripe), ou então porque leva a complicações (pneumonia). Sintomas comuns, as vacinas pode dar reações, como vermelhidão, dor e inchaço, ou febre e mal estar.

Muitos acham que só podem tomar uma vacina por dia, o que não é verdade. Não existe um número limite de vacinas, mas pelo desconforto da aplicação, geralmente são dadas de duas a três por vez. Também é mito quem fala que a vacina da gripe causa gripe. Essa vacina é feita com fragmento do vírus morto, portanto, é impossível de causar gripe. “Se eu já tive a doença, não preciso tomar a vacina”. Isso só vale para casos em que a doença não aparece de novo, como a catapora. Em outros casos, são vários vírus.

Criança febril não pode tomar a dose de vacina. A recomendação é de estar sem febre por 48 horas. Caso houver dúvida se tomou ou não a vacina, tome de novo. Não tem problema algum. Alérgicos a ovo também precisam ter cuidado. Algumas vacinas não tem proteína do ovo na composição.

Todos devem tomar vacina. Há calendário de vacinação para todas as fases. Entre zero e dez anos é quando a criança toma mais vacinas. Dos 11 aos 19 anos, os jovens precisam tomar a tríplice viral, hepatite A e B, HPV, tríplice bacteriana, varicela, gripe e meningocócica. Adultos a partir dos 20 anos precisam ficar atentos ao calendário. A vacina de tétano deve ser reforçada de dez em dez anos. Os idosos têm uma rotina maior de imunização: gripe, pneumocócica, tríplice bacteriana, hepatite B, herpes zoster. Gestantes estão no grupo prioritário de imunização. Antes de viajar também fique ligado se não há necessidade de vacinação.

 

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições