MENU

Saúde

Técnicas de RPG podem corrigir má postura

Técnicas de RPG podem corrigir má postura

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Cuidar da postura não é tarefa fácil, mas é extremamente necessária para a manutenção da saúde do indivíduo. Isso porque a má postura pode acarretar diversos distúrbios no organismo, principalmente dores que levam ao afastamento do trabalho e do esporte. Para ajudar pacientes a cuidarem de si, os fisioterapeutas utilizam a técnica da Reeducação Postural Global pelo Método da Fisioterapia Manipulativa. "Com o RPG é possível tratar de forma eficiente os principais problemas posturais, bem como ensinar o indivíduo a cuidar da sua própria postura evitando a reincidência do problema ou novas crises", explica o fisioterapeuta Alexandre Nowotny, professor do curso de RPG/FM do Grupo CBES.

O método da fisioterapia manipulativa tem diversos benefícios, entre eles, recupera movimentos articulares perdidos ou comprometidos por traumatismos articulares. Pode ser usado também no tratamento de má postura, lesões esportivas e lesões do trabalho. "Associado a um método de correção muscular, como o RPG, a fisioterapia manipulativa permite ao profissional maior eficiência em menos tempo de tratamento, o que é fundamental na sociedade moderna e no mercado de trabalho cada vez mais competitivo", salienta Nowotny.

Para trabalhar com a técnica de RPG/FM, o fisioterapeuta precisa realizar um curso de aprimoramento para que saiba fazer avaliações específicas dos pacientes, bem como, indicar as posturas ideais de correção e manipulações articulares a serem utilizadas. "Com o curso, o profissional recebe a formação necessária para tratar os erros que comprometem os músculos responsáveis pela postura e também o conhecimento de um método específico para corrigir os erros posicionais articulares, por meio de manipulações", ressalta o professor.

Os interessados em formar-se na técnica de RPG/FM devem ser fisioterapeutas graduados, com um bom conhecimento em cinesiologia e biomecânica. "O profissional precisa estar disposto a conhecer e pôr em prática uma metodologia de avaliação e tratamento para comprometimentos musculares", salienta.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições