MENU

Saúde

Teste do Pezinho ampliado ajuda a detectar 46 doenças

Teste do Pezinho ampliado ajuda a detectar 46 doenças

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O Teste do Pezinho, exame que detecta precocemente doenças que podem levar à deficiência intelectual, ganha um reforço com o exame de espectrometria de massas, mais conhecido como Teste do Pezinho Super, capaz de detectar 46 doenças.

"O Teste do Pezinho Super só se tornou uma realidade porque a Apae de São Paulo acreditou mais uma vez na importância do diagnóstico precoce e da prevenção. O exame é realizado a partir da amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê, 48 horas após o nascimento e é o mais completo de todos os testes de triagem neonatal." explica Sônia Hadachi, biomédica responsável pelo laboratório da instituição.

A instituição realiza o Teste do Pezinho há 33 anos e foi a pioneira na implantação deste exame, que inicialmente, detectava apenas uma patologia (fenilcetonúria) que, se não tratada precocemente, levaria à deficiência intelectual de forma severa e irreversível. Atualmente o Teste do Pezinho Básico detecta três patologias: fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme.

Com o passar dos anos, surgiu o Teste do Pezinho Mais que detectava dez doenças. Hoje, oferece o Teste do Pezinho Super que detecta 46 patologias.

O trabalho de prevenção da Apae de São Paulo ao longo dos anos através do Teste do Pezinho, resultou em um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990 trazendo beneficíos para a sociedade brasileira. Hoje a instituição é o maior Serviço de Referência em Triagem Neonatal - SRTN, credenciado pelo Ministério da Saúde, o que a habilita a realizar exames de triagem, tratar e acompanhar crianças que apresentam resultados positivos.

O laboratório da instituição, equipado com tecnologia de última geração, além de ser o pioneiro no Teste do Pezinho na América Latina, também se destaca por estar entre os três maiores do mundo em números de crianças triadas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições