A programação do XIX Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, que começa dia um de junhoe vai até o dia cinco, no Anhembi, em São Paulo/SP inclui como prioridades o tratamento das "crianças com infecções recorrentes de vias aéreas: amigdalitis, otitis, sinusitis", tema que será coordenado pela Dra. Melissa Avelino, que incluirá as possibilidades de prevenir estas infecções (vacinas de hoje e amanhã com a Prof.ª Dra. Lily Yin Weckx), a pesquisa de doenças especiais que causam o problema, até tratamentos alternativos como a homeopatia (Dr. Furuta); ainda relacionado a este tema, uma das maiores pesquisadoras mundiais de otiti média, Dra. Margaretha Casselbrant, de Pithsburg, estará presente para discorrer sobre o assunto. "Na parte de cirurgia infantil, será dada ênfase às técnicas cirúrgicas de amígdala (tonsilotima, radiofreqüência) e de sinusite (cirurgia endoscópica), que propiciam um pós-operatório mais curto e menos doloroso para a criança", explica o otorrinolaringologista e coordenador do Comitê Local de Otorrinolaringologia Pediátrica, Dr. Luc Weckx.
Dados sobre crianças respiradoras bucais e roncadoras e o atraso no aprendizado escolar
As conseqüências que doenças otorrinolaringológicas podem acarretar atraso no aprendizado escolar; como exemplo, distúrbios de audição (3,1 a 7,6/1000 crianças no mundo tem hipoacusia permanente), distúrbios de voz (tanto do aluno como do professor), como crianças respiradoras bucais que roncam a noite, tem um sono agitado, as vezes até com apnéia e durante o dia apresentam-se cansadas ou hiper-ativas, inclusive com déficit de QI, (no Brasil 15% a 28% das crianças são respiradoras bucais e roncadoras, com o dobro de repetência escolar em relação a criança que respira pelo nariz). Um assunto temático do programa, será sobre a triagem auditiva dos recém-nascidos, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições