Tratamento de hidroterapia é eficaz na reabilitação física

Tratamento de hidroterapia é eficaz na reabilitação física

Atualizado: Quinta-feira, 11 Agosto de 2011 as 8:18

Indicada no tratamento de pessoas que sofrem de problemas ortopédicos, neurológicos, cardiovasculares, reumatológicos, entre outros, a Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática apresenta como principal diferencial o uso dos princípios físicos da água. Focada na reabilitação, esta terapia vem demonstrando resultados significativos na evolução de tratamentos relacionados há várias patologias, ampliando ainda mais a perspectiva de recuperação e a inibição do agravamento da doença como um todo.

  Localizada em São Paulo, a Acquaterapia, clínica referência nacional na área de reabilitação, destaca-se por ser pioneira no uso da água como ferramenta primordial para a melhora da qualidade de vida e bem-estar de cada paciente. Recomendada para qualquer idade, a Hidroterapia traz inúmeros benefícios, entre eles: fortalecimento muscular, aumento das amplitudes articulares, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, alívio da dor, estímulo das atividades funcionais, do equilíbrio e da coordenação, além de melhora na postura e imagem corporal.

  O impacto emocional do movimento realizado na água proporciona uma sensação de vivacidade, bem-estar e sentimento de realização. Ampliando as habilidades e capacidades, o indivíduo torna-se mais confiante, seguro e motivado a continuar o tratamento em busca da evolução diária.

  Em sessões de 30 ou 60 minutos, o tratamento disponibilizado pela Acquaterapia é feito em piscina adaptada a esta finalidade, aquecida a 34°C e equipada com elevador, chamado lift, para facilitar o momento em que o paciente entra e sai da água, além de escada com corrimão, piso antiderrapante, esteira, bicicleta, turbilhão subaquático, e dois níveis diferentes de profundidade, de 1m e 1,50m.

  Além disso, todo tratamento disponibilizado pela Acquaterapia é individual, humanizado e programado conforme uma avaliação física-emocional realizada por fisioterapeutas qualificados.

Através de um prontuário eletrônico, tanto o paciente quanto o médico responsável podem acompanhar a evolução da reabilitação, relatórios e avaliações periódicas que visam sempre à melhora e o bem-estar de cada cliente.   

veja também