MENU

Saúde

Uma em seis mulheres americanas engravidam sem planejamento

Uma em seis mulheres americanas engravidam sem planejamento

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Esta pesquisa interessará às mulheres que planejam ter filhos no futuro. Mas aborda também aspectos muito interessantes para as mulheres que estão evitando a gravidez. A questão central é: qual é o papel da intenção de ficar grávida numa gestação subseqüente? Ou seja, o fato de desejar ter filhos  se associa com a gravidez nos anos seguintes? Para responder esta pergunta quase 890 mulheres do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, com capacidade plena reprodutiva foram acompanhadas por 2 anos. No início do estudo 46% diziam ter a intenção de ficarem grávidas. No seguimento, após 2 anos, 137 mulheres ou 15% delas engravidaram, sendo que na grande maioria dos casos houve um planejamento.

No entanto, 17% das mulheres engravidaram sem ter a intenção. Convenhamos, 17% é um cifra bem alta. Os pesquisadores procuraram também estudar os fatores que modificavam a associação entre intenção de gravidez e gravidez subseqüente e aí alguns resultados chamam a atenção. Ter um parceiro ou marido e filho pequeno se associaram positivamente com gestação, como era de se esperar. Mas em relação ao papel da idade da mulher houve uma surpresa.  

A intenção de gravidez como preditora de futura gestação é importante apenas para mulheres com mais de 25 anos. Para as mulheres mais jovens, com menos de 25 anos isto não ocorria. As explicações para este fato podem estar na maior ambivalência da mulher jovem em relação à gravidez, que acaba adotando métodos contraceptivos inadequados ou nos comportamentos sexuais de risco que resultam em gestações não planejadas.

Portanto, se o assunto é gravidez em mulheres jovens, querer e acontecer nem sempre andam juntos. (Chuang et al. Predicting pregnancy from pregnancy intentions. Prospective findings from the Central Pennsylvania Women’s Health Study (CePAWHS). Women’s Health Issues 2009;19:159-166)

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições