MENU

Saúde

Vacinados contra Rubéola estão impedidos de doar sangue

Vacinados contra Rubéola estão impedidos de doar sangue

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina esta vivenciando uma situação diferenciada em decorrência da Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola, iniciada em 11 de agosto. Ao tomar a vacina, a pessoa fica impedida de realizar a doação de sangue por quatro semanas consecutivas e em decorrência disso o complexo hospitalar já sente o reflexo na redução do estoque de bolsas, tendo dispensado diariamente, desde o início da campanha, cerca de 40% dos doadores potenciais. Em média, o Santa Marcelina recebe 120 doadores/dia.

"O que gostaríamos de pedir é para as pessoas fazerem as doações antes de tomar a vacina, pois temos doadores que não sabiam da proibição e estão sendo obrigados a esperar o prazo das quatro semanas. A vacina é importante e não queremos entrar em conflito com essa ação que visa a erradicação da rubéola no País, mas precisamos fazer esse alerta. O público alvo da campanha é formado por homens e mulheres entre 20 e 39 anos e boa parte dos nossos doadores está nesse grupo.", esclarece a hematologista, Solivanda Trindade Alves.

A especialista salienta que o impedimento está associado ao fato de a vacina da rubéola ser feita com vírus vivo. "Chamamos de vírus atenuado, ele é modificado em laboratório, mas é vivo. Se fosse utilizada uma bolsa de sangue de um doador que recebeu a vacina, colocaríamos o paciente em risco de desenvolver a doença", reforça.

Alves complementa que o problema também é notado no período de vacinação da gripe, mas os índices de recusa são menores pela faixa etária ser de idosos acima de 60 anos. "A campanha contra rubéola esta levando o banco de sangue a trabalhar com o estoque no limite, principalmente, em relação às plaquetas, componente sanguíneo que exige ou um único doador para essa finalidade, doando pelo processo chamado aférese (procedimento que separa este componente do sangue no ato da doação) ou pelo menos oito doadores convencionais de sangue para conseguirmos gerar uma única bolsa de plaquetas".

Os doadores potenciais precisam ter os seguintes pré-requisitos: ser saudável, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Antes da doação, são realizadas a aferição de pressão arterial, medida de hematócrito (checagem de anemia) e entrevista. O sangue será testado para hepatite, sífilis, Aids, doença de Chagas, entre outras enfermidades para oferecer total segurança aos receptores. São permitidas até quatro doações ao ano para homens e três às mulheres.

Serviço

Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina

Rua Harry Dannemberg, 473 - Itaquera

Horário: segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30 / sábados das 7h30 às 12 horas

Telefones: (11) 2070-6081

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições