Veja como evitar infecções por superbactérias

Veja como evitar infecções por superbactérias

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 9:55

A bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemases) – também chamada de superbactéria, por ser resistente a quase todos os antibióticos disponíveis – causou ao menos 15 mortes no Distrito Federal e também provocou infecções em hospitais de São Paulo e Paraná. Médicos infectologistas afirmam que é importante tomar medidas de prevenção para evitar a disseminação do micróbio.

No caso específico da KPC, o que preocupa os especialistas é que essa bactéria tem mais facilidade de se disseminar do que as outras. A falta de algumas medidas de prevenção também explica a origem das bactérias multirresistentes: más práticas hospitalares, como a não higienização de mãos pelos profissionais de saúde, contribuíram para a proliferação da KPC.

Para evitar mais casos, os hospitais tomam algumas medidas básicas, como isolamento de pacientes infectados ou suspeitos de infecção, montar equipes específicas para atender os pacientes isolados, além de cuidados extras, como uso de máscaras e aventais descartáveis em cada atendimento.

Além dos cuidados que os profissionais de saúde e os hospitais precisam tomar, os visitantes e acompanhantes também devem se prevenir. Essas pessoas precisam, por exemplo, lavar bem as mãos depois de tocarem superfícies no hospital.

Veja abaixo mais recomendações:

Medidas de prevenção para evitar o contágio pela superbactéria

População

Evite o contato direto com pacientes infectados Lave as mãos antes e depois de ter contato com pacientes infectados Não abuse de antibióticos; tome com orientação médica Evite tocar as superfícies hospitalares, como camas, portas e paredes

Hospitais e profissionais de saúde

Isolamento dos pacientes infectados ou suspeitos de infecção Para entrar em contato com os pacientes isolados, uso de equipamentos de proteção individual, como avental e luvas descartáveis Higienização das mãos antes e depois de contato com qualquer paciente Esterilizar adequadamente os instrumentos médicos

veja também