Vitamina A não pode faltar

Vitamina A não pode faltar

Atualizado: Quarta-feira, 21 Maio de 2008 as 12

As vitaminas e os minerais são essenciais nos complementos alimentares. Uma das vitaminas mais relevantes, cuja falta é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais do mundo subdesenvolvido, é a vitamina A. Você sabe quais elementos contêm vitamina A? Quais são os benefícios e os riscos de sua falta no organismo?

Segundo a Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde, a deficiência da vitamina A é a principal causa de cegueira evitável no mundo, estando também ligada a 23% das mortes por diarréia em crianças.

O CGPAN informa que o consumo adequado de vitamina A é capaz de reduzir em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna, diminuir a gravidade das infecções (como a infecção respiratória aguda e diarréia) e manter a saúde da visão e dos olhos. Além disso, é fundamental para o crescimento saudável das crianças.

Uma das primeiras indicações de que uma criança está carente desta vitamina é ficar doente com muita freqüência. Se o problema não for detectado, a criança pode vir a sofrer com distúrbios sérios de visão, podendo inclusive levar à cegueira.

A vitamina A, pronta para ser utilizada pelo organismo, é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral, entre outros. A provitamina A - substância contida nos alimentos, que se transforma em vitamina A - é encontrada em vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas amarelas e laranja (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi). Uma informação importante para as mamães que alimentam é que a melhor fonte de vitamina A para os bebês é o leite materno.

Postado por: Claudia Moraes

veja também