Você consome o cálcio necessário?

Você consome o cálcio necessário?

Atualizado: Terça-feira, 8 Abril de 2008 as 12

O cálcio é de importante função no organismo e deve estar presente na alimentação diária. A mulher, em especial, é quem tem a saúde mais prejudicada quando há uma baixa de cálcio em sua dieta. A nutricionista Maria Geralda fala sobre as funções básicas do mineral.

"Ele é importante na formação de ossos e dentes, em sua manutenção, além de participação na coagulação sangüínea, na contração e relaxamento muscular." A nutricionista diz também que a dieta da mulher deve ser balanceada para que ela tenha uma boa qualidade de vida, já que indivíduos do sexo feminino possuem uma pré-disposição a essa de deficiência de cálcio devido à queda do estrogênio.

"No período pré-menopausa, entre 40 e 45 anos, as mulheres devem ingerir diariamente 1.000 mg de cálcio. Após este período, o recomendado são 1.500 mg. As grávidas e aquelas que estão amamentando devem consumir em torno de 1.200 mg por dia", orienta.

Ela enumera os alimentos que são fontes de cálcio. "Leite, queijos e seus derivados, além dos folhosos escuros, como espinafre, agrião, folha de beterraba e couve."

Conheça a quantidade de cálcio encontrada em alguns alimentos:

1 Copo de leite desnatado: 297,6 mg;

2 colheres (sopa) de couve: 164mg;

4 colheres (sopa) de espinafre cozido:169 mg;

1 fatia de queijo minas: 205,5 mg;

1 copo de iogurte: 205,5.

A nutricionista ressalta que o ferro encontrado em grande quantidade em alimentos protéicos, como a carne por exemplo, dificultam a absorção do cálcio. Ela recomenda para essa boa absorção o consumo da lactose e da vitamina D, encontrada em peixes, como atum, cação, sardinha, além de manteiga e gema de ovo. "Não significa dizer que não se possa mais comer carne ou feijão; só não deve ser feito em excesso", frisa.

Maria Geralda destaca que a prática de exercícios e o banho de sol na parte da manhã ou após as 16h ajuda na produção desta vitamina.

Ela afirma que o principal problema desencadeado pela deficiência de cálcio é bastante grave: a osteoporose, ou seja, a perda de massa óssea, em que ocorre a fraqueza dos ossos e, conseqüentemente, sua fratura. O raquitismo é outro mal provocado pela carência do mineral, atrapalhando o período de crescimento e deixando também os ossos fracos. Daí a necessidade de uma alimentação balanceada desde cedo. 

Postado por: Claudia Moraes

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