10 destinos que parecem de outro planeta

10 destinos que parecem de outro planeta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Sem dinheiro para fazer uma viagem espacial em 2012? Alguns destinos encontram-se na Terra, mas poderiam muito bem fazer parte da superfície da Lua, de Marte ou de algum planeta ainda desconhecido, com paisagens desabitadas e diferentes. O Terra selecionou dez destinos que parecem de outro planeta.

Lanzarote, Ilhas Canárias

Foto: stock.xchng/Divulgação

Ilha mais oriental das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol ao largo de Marrocos, Lanzarote tem paisagens que poderiam fazer qualquer astronauta se sentir em missão. Com vulcões, rios de lava, e muitas paisagens vulcânicas com areia pedras escuras, Lanzarote tem também águas calmas e verdes que formam belas praias.

Vale da Lua, Chile

Foto: Fabiana Bertone/Divulgação

O deserto do Atacama tem paisagens surpreendentes. A 17 km da cidade de San Pedro do Atacama, no norte do Chile, o Vale da Lua é uma área com formações de pedra e areia talhadas pelo vento. Turistas do mundo inteiro visitam o vale por sua grande semelhança com as paisagens lunares exploradas por Neil Armstrong e Buzz Aldrin. O melhor momento para visitar é ao por do sol, que ressalta as diferentes tonalidades de vermelho, rosa e laranja nas pedras.

Arches National Park, Utah

Foto: Arches NP/Divulgação

Visitar o Parque Nacional de Arches, no sudeste do estado americano de Utah, dá certo gostinho de se estar em Marte, o planeta vermelho. Crateras, cânions, imponentes formações geológicas e, principalmente os mais de 2 mil arcos de pedra que dão nome ao parque, são algumas das belezas que podem ser avistadas nas trilhas.

Lago Abbé, Etiópia e Djibuti

Foto: Grete Howard/Divulgação

Abbé é um grande lago salgado de 320 km² situado entre a Etiópia e o Djibuti, com grandes planícies de sal e ¿chaminés¿ de pedra que soltam uma fumaça com cheiro de enxofre vindo de baixo do lago. As paisagens lembram tanto outro planeta que o local foi escolhido para rodar o filme O Planeta dos Macacos.

Salar de Uyuni, Bolívia

Foto: Fotoseeker/Divulgação

O salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 12 mil km² a mais de 3,6 mil metros acima do nível do mar, no altiplano boliviano. Vestígio de um antigo lago salgado, o salar tem paisagens únicas, com extensões de um solo branco que parece não acabar nunca e que reflete o azul do céu durante a época de chuvas.

Capadócia, Turquia

Foto: Colin Antel/Divulgação

No centro da Turquia, a região da Capadócia já era habitada desde o ano 1800 antes de Cristo e foi um refúgio dos perseguidos durante os primeiros anos do cristianismo. Mas o que mais impressiona os turistas que visitam a Capadócia são suas formações rochosas cônicas com dezenas de metros de altura, e casas e monumentos talhados em seu interior.

Vale de Nubra, Índia

Foto: Steve Hicks/Divulgação

Chamado muitas vezes de ¿Terra da Lua¿, Nubra é um grande vale a 150 km de Leh, capital da região e Ladakh, no norte da Índia. Com poucos habitantes e meses de inverno rígidos, o vale tem paisagens lunares com montanhas áridas e grandes espaços vazios. Chegar até o vale é mais fácil do que chegar à própria lua, mas nem tanto, com condições climáticas inóspitas e um acesso muito difícil e que depende de uma autorização especial de militares indianos.

Linhas de Nazca, Peru

Foto: Pablo Bruzzone/Divulgação

O Peru é um país com muita riqueza cultural, vestígios de civilizações e mistérios escondidos. O maior destes mistérios é formado pelas enigmáticas linhas de Nazca, gigantescas figuras desenhadas na terra no deserto de Nazca, a 450 km ao sul de Lima, capital do país. Os desenhos podem ser avistados apenas desde o ar, e paisagem do árido deserto, combinado com estas figuras cuja origem é desconhecida, fazem das Linhas de Nazca um espetáculo único.

Parque de Ischigualasto, Argentina

Foto: Getty Images

A província de San Juan, no norte da Argentina, guarda em seu território um dos mais belos parques do país. Conhecido como ¿Vale da Lua¿, o Parque de Ischigualasto tem todo tipo de formações geológicas, com torres de pedra, cânions, grandes penhascos e até um campo com pedras redondas que parecem ter sido polidas por humanos. Mas tudo, nestas paisagens "lunares", é obra de milhões de anos de trabalho da natureza.

Islândia

Foto: stock.xchng/Divulgação

A Islândia tem visuais incríveis, com geleiras, cachoeiras e gêiseres, entre muitas outras maravilhas. Mas são os terrenos vulcânicos desta ilha afastada que mais dão aos turistas a sensação de estar em outro planeta. Algumas das mais impressionantes podem ser encontradas em volta do lago de Myvatn, no norte do país, com rios de lava e fumaça que sai em meio às pedras vulcânicas vindas do Krafta, um dos vulcões mais ativos da Islândia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições