AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes

AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2005 as 12

Por: Cesar Greco

Manaus une história e modernidade. O turista que visita a cidade não pode deixar de provar as comidas típicas, visitar o Teatro Amazonas, ir até o famoso encontro das águas, observar a paisagem dos palácios construídos no período opulento da borracha e ainda conhecer de perto a floresta amazônica.

O destino tem estrutura turística para negócios e lazer exibindo grande beleza arquitetônica e possui ainda diversos atrativos únicos em todo o país.

É uma experiência sem igual para o turista. Da cidade é possível embarcar para atrativos de grande beleza natural em plena mata amazônica e finalmente hospedar-se em hotéis de selva.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Alfândega

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987 é uma edificação datada de 1906. Foi construído por uma empresa inglesa e possui estilo renascentista com fortes traços das construções londrinas da época.

Bosque da Ciência

Pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, que realiza visitas guiadas. Lá o visitante pode conhecer diversos exemplares da fauna e flora amazônica. O bosque ainda possui um circuito de arvorismo, em que os visitantes podem andar entre as copas das árvores.

Catedral Igreja da Matriz

Construída em 1695, a Catedral da Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi completamente destruída por um incêndio em 1850. Hoje a construção possui linhas simples e estilo neoclássico e ocupa posição de destaque na paisagem do centro de Manaus.

Central de Artesanato Branco e Silva

Lá, o turista encontra todo tipo de artesanato produzido na cidade e região. Possui também um restaurante.

Encontro das Águas

O fenômeno natural acontece no encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões por uma extensão de mais de 6 km. É um espetáculo natural que vale a pena conhecer em que as águas correm lado a lado e não se misturam.

Igreja de São Sebastião

Com estilo neoclássico, foi construída em 1888. Possui painéis e vitrais europeus e belas pinturas que cobrem quase todo o interior da edificação.

Mercado Municipal Adolfo Lisboa

Foi inaugurado em 1882 e é considerado uma réplica do extinto mercado parisiense Les Halles. No mercado o turista encontra diversos produtos regionais.

Palácio da Justiça

Edificação em estilo neoclássico datada de 1893. Desde sua inauguração cumpre a função de Palácio da Justiça.

Parque do Mindú

Representa a mata remanescente de Manaus. É utilizado para atividades educativas, científicas, culturais e para o turismo. O parque oferece biblioteca, centro de informações sobre meio ambiente, estacionamento, anfiteatro, cultivo de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário e arvorismo (trilha suspensa).

Porto de Manaus

De arquitetura única, o Porto de Manaus está localizado à margem esquerda do Rio Negro e foi construído especialmente para acompanhar o fenômeno natural da enchente e vazante do Rio, com cais fixos e flutuantes o que permite o embarque e desembarque em qualquer época do ano. O turista pode visitar ainda o Museu do Porto. 

Praia da Ponta Negra

Distante 13 km do centro de Manaus, a praia da Ponta Negra é urbanizada e possui toda infra-estrutura para o turista, como restaurantes que servem comidas típicas, estacionamento, calçadão etc. Tem água morna, areia fina e branca. É um dos principais pontos turísticos da cidade.

Quartel da Polícia Militar

Uma das construções mais antigas de Manaus. Abriga o Museu Tiradentes e o Museu de Numismática, que possui em seu acervo magnífica coleção de moedas raras.

Teatro Amazonas

Um dos teatros clássicos mais luxuosos da América Latina. É uma edificação que representa a riqueza do período abundante da borracha. Datado de 1896 após 17 anos de construção. Possui diversas obras ornamentadas de beleza exclusiva. Foi tombado pelo Patrimônio Nacional em 1974. É um atrativo obrigatório para o turista.

Zoológico do CIGS

Exibe 73 espécies de animais da região. É mantido pelo Exército brasileiro.

CULTURA DO LOCAL

Folclore

O folclore de Manaus é rico em manifestações populares e resume a cultura e origem do povo da cidade. Com destaque estão as apresentações de bois-bumbás, danças de tribos indígenas, pastorinhas, quadrilhas caipiras, danças de cangaceiros, afros, de pássaros entre muitas outras.

Além das manifestações típicas a cidade abriga diversos festivais folclóricos que acontecem em todo o município com grande empenho popular.

Artesanato

O artesanato amazonense é belo e original. Chamado de artesanato caboclo é representado essencialmente por peças em madeira, cerâmica, palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta, cipó titica entre vários outros materiais encontrados na região. São peças produzidas nas áreas de cestaria, tecelagem, escultura, entalhe, pintura etc. O turista pode encontrar também diversas peças de produção ou baseadas na arte indígena de artesanato.

Culinária

Um dos principais atrativos para o turista goumert é o café da manhã amazonense. Composto de uma série de iguarias o café regional é servido de suco de frutas, pupunha (fruta local), bolo de macaxeira (nome local da mandioca), tapioca, munguzá (mingua de milho branco), mingua de banana, pamonha e diversos outros saborosos pratos.

Além do reforçado café da manhã a culinária amazonense tem o peixe como prato principal. O turista pode provar tambaqui, matrinxã, jaraqui, sardinha, pacu, pirarucu, tucunaré entre as mais de 2 mil espécies que povoam os rios do amazonas.

Além dos pratos principais as frutas regionais proporcionam o deleite dos apreciadores de doces. São sobremesas preparadas como cupuaçu, graviola, buriti, araçá, camu-câmu, taperebá, abacaba etc.

E para completar o visitante pode provar o curioso tacacá. É uma espécie de sopa preparada com tucupi (espécie de molho temperado com pimenta preparado com o suco da mandioca prensada), camarão seco, goma de macaxeira e folhas de jambu. O jambu possui sabor próprio e causa leve adormecimento na boca o que torna o prato curioso.

MACEDÔNICO

Capital do estado do Amazonas, Manaus é uma cidade portuária em meio a Floresta Amazônica. A história da cidade começa em 1669 com a construção do Forte de São José da Barra do Rio Negro. Teve grande importância na extração da borracha e viveu intenso apogeu econômico. Posteriormente atingiu nova revolução sócio - econômica com a implantação da Zona Franca de Manaus e hoje abriga o maior pólo industrial de eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiros e de celulares da América Latina.

É também um importante ponto singular voltado para o turismo e ecoturismo, por sua localização privilegiada e a presença de rica e diversificada fauna e flora da região.

Atualmente Manaus conta com a população de pouco mais de 1.590 milhão de manauaras ou manauenses, como são chamados os naturais da cidade.

CLIMA

O clima de Manaus é tropical quente e úmido, com temperaturas médias anuais com cerca de 31ºC. Os meses de chuvas vão de dezembro a maio com pluviosidade média mensal de 210 mm.

Manaus e bastante quente e convidativa aos turistas. O clima proporciona bom tempo para o turismo e também para compreender a cultura e os costumes locais.

CURIOSIDADES

A cidade de Manaus foi uma das primeiras cidades do país a possuir energia elétrica graças ao período áureo da borracha.

A cidade recebe o nome de Manaus em alusão aos índios Manaós que habitavam a região onde hoje está localizada.

O fenômeno do encontro das águas dá-se pela temperatura desigual entre os rios, além de diferente densidade e velocidade.

Manaus e considerada a capital brasileira que mais cresceu nos últimos dez anos.

Leia também

BONITO - Mato Grosso do Sul SALVADOR - Bahia FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista BELÉM - Pará, turismo e atrativos sem iguais AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes CAMPOS DO JORDÃO - A ótima opção para curtir o friozinho da serra NATAL - Rio Grande do Norte RIO DE JANEIRO - Destino de beleza natural e muito charme FORTALEZA - Ceará  

veja também